Portal do Município de Piracicaba

Sinfônica de Piracicaba apresenta clássicos do jazz em Águas de São Pedro

Apresentação tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural)

Por CCS / Publicado em 25/10/2023
Tempo de leitura: 7 minutos.
OSP tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas
OSP tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas | Foto: Nanah Dluize

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) preparou um espetáculo musical em homenagem aos principais nomes do jazz norte-americano, como Frank Sinatra, Cole Porter, Leonard Bernstein e Louis Armstrong. O concerto, intitulado OSP Goes Jazz, acontece no Centro de Convenções de Águas de São Pedro, no dia 28/10, às 18h, com entrada gratuita. A regência é do maestro alemão Knut Andreas, com a participação do cantor Gabriel Locher e do percussionista Rafael Peregrino como solistas.

O espetáculo integra a 2ª edição do Gourmet Jazz Festival e do 1° Águas Jazz. O concerto é aberto ao público, sem necessidade de retirada antecipada de ingressos, sendo a entrada por ordem de chegada. Serão disponibilizadas 1.000 cadeiras. A acessibilidade do local está assegurada para as pessoas com deficiência, além da presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A apresentação é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e tem o patrocínio prata da Caterpillar, Drogal e Hyundai, apoio da Prefeitura de Águas de São Pedro e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São parceiros a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Monte Sul, Padaria do Vovô, Rádio Educativa FM e Rádio Jovem Pan Piracicaba.

“O concerto mescla a execução apenas de obras instrumentais, portanto, apenas pelos músicos da orquestra, e outras acompanhadas pelo barítono Gabriel Locher”, explica o maestro Knut Andreas. “Estamos propondo uma viagem musical ao público, que terá a chance de ouvir um repertório de sucessos que ficaram conhecidos nas principais vozes americanas ao longo das décadas”, completa o diretor artístico e regente titular da OSP.

Com a participação do cantor Gabriel Locher, conhecido como o ‘novo crooner brasileiro’, a OSP apresenta sucessos que ficaram conhecidos na interpretação de Frank Sinatra: Fly Me To The Moon, uma das primeiras músicas a serem reproduzidas na lua na missão Apollo 11; I’ve Got You Under My Skin, uma das grandes canções americanas do século 20, regravada por Michael Bublé, Diana Krall e Carly Simon, e Night and Day, gravada por Billie Holiday, Doris Day, Etta James e U2.

Ainda da safra Sinatra, orquestra e cantor interpretam Feeling Good, escrita para um musical britânico e gravada por Nina Simone, Michael Bublé e Muse, destaque em filmes, programas de TV e comerciais, incluindo a série Doctor Who e o longa-metragem V de Vingança; Come fly with me, um dos maiores sucessos da carreira de Sinatra e frequentemente considerada uma das melhores obras do jazz americano; e The Way You Look Tonight, vencedora do Oscar de Melhor Canção Original em 1937, gravada também por Tony Bennett e Michael Bublé.

Do repertório exclusivamente instrumental estão dois medleys: o primeiro é um tributo a Louis Armstrong, com os sucessos What A Wonderful World, When The Saints Go Marching In, St. Louis Blues e Hello Dolly; o outro reúne obras de Duke Ellington, lendário artista de piano e compositor de jazz do século 20.

Foi incluída também Mack the Knife, canção que fez parte do musical A Ópera dos Três Vinténs, gravada por Louis Armstrong, que ganhou um Grammy em 1959, além de ter ficado conhecida nas vozes de Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Bobby Darin, Tom Waits e outros artistas.

Do maestro, pianista e compositor americano Leonard Bernstein, vencedor de vários Grammy, a OSP apresenta a suíte de West Side Story, musical que é um dos maiores sucessos na Broadway. “A suíte possui uma variedade de gêneros, incluindo jazz, música clássica e música latina. Essa mistura de estilos torna a trilha sonora do musical única e inovadora”, lembra Knut Andreas.

Do compositor e pianista russo Dmitri Shostakovich, o programa traz Tahiti Trot (Tea for Two), peça orquestral baseada na melodia da canção Tea for Two, escrita para o musical No, No, Nanette. Shostakovich a compôs em 1927 como uma aposta de seus amigos, que o desafiaram a orquestrar a melodia em menos de uma hora, tarefa completada com sucesso. Ela foi originalmente intitulada desta forma porque o compositor não sabia o título original da melodia e pensou que soava exótico.

Ainda como parte do repertório está The golden age of the Xylophon (ou “A era de ouro do xilofone”, em livre tradução). Trata-se de um solo ao xilofone, que recebeu arranjo do percussionista da OSP, Rafael Peregrino, que será responsável pela execução da obra. A estreia da música, em 1987, ocorreu durante uma transmissão de rádio ao vivo na China, para uma audiência de 60 milhões de pessoas.

Além disso, a OSP contará com uma participação especial de Lucas Alexandre e Nathan de Barros, que interpretam a música Só o começo, de Pedro Valença, com arranjo de Reinaldo dos Anjos. Orientados pela professora de música Raquel Angeoleti, eles fazem parte do CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba), instituição que busca o protagonismo social das pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla e pelo fortalecimento de suas famílias.

SERVIÇO – Concerto OSP goes Jazz, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, no Centro de Convenções de Águas de São Pedro (av. Carlos Mauro, 90, Centro). Sábado, 28/10, às 18h. Capacidade: 1.000 lugares. Entrada gratuita. Ocupação por ordem de chegada.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.