Simpósio de Tuberculose reúne profissionais de 26 cidades da região
A segunda edição do Simpósio de Tuberculose de Piracicaba e Região reuniu médicos e enfermeiros de 26 municípios no Anfiteatro Carlos Wesley, no campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Realizado nesta terça-feira (18) em dois períodos, o evento teve como tema central “Trabalhando a Prevenção” e contou ainda com a premiação do projeto Driblando a Tuberculose.
A programação contou com palestras sobre Busca Ativa do Sintomático Respiratório, Tratamento da Tuberculose Diretamente Observado, Prevenção da Tuberculose e Infecção Latente da Tuberculose, além de uma mesa redonda sobre o tema.
“O evento é um importante espaço para discutirmos as questões relacionadas à doença e trocarmos informações com profissionais de toda a região e integra um dos pilares do plano plurianual 2012/2016 do Programa de Tuberculose de Piracicaba”, afirmou o médico Eduardo Rebeis, coordenador do programa.
Segundo Rebeis, foram confirmados 157 novos casos da doença em Piracicaba em 2013. No ano passado foram 143 novos casos. “A capacitação, aliada a outras medidas de nosso plano plurianual, como a ampliação da busca ativa, maior agilidade nos exames, interação com o programa HIV/Aids e a criação das comissões de tuberculose nos hospitais têm feito a diferença no combate à doença em nosso município”.
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
Durante o evento, os estudantes vencedores do projeto Driblando a Tuberculose foram premiados. A premiação contou com a participação do prefeito Gabriel Ferrato. Criado para combater a doença e o estigma a ela associados, o projeto foi lançado no dia 24 de março em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e contou com a participação de estudantes de 40 escolas.
