O II Simpósio de Prevenção e Tratamento de Feridas realizado nesta sexta-feira, 25, reuniu 170 profissionais de saúde de 12 municípios da região. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a O2 Centro Hiperbárico Piracicaba, o evento foi realizado no anfiteatro da Faculdade Anhanguera e serviu para compartilhar novas metodologias no tratamento de feridas crônicas e agudas.
A abertura do evento contou com a participação da enfermeira e coordenadora do PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), da Secretaria de Saúde, Lúcia Buratto de Campos Novello, representando o secretário de Saúde, Pedro Mello; Daniela Tavares de Andrade, enfermeira responsável técnica e Nivaldo Alves, diretor, ambos da O2 Centro Hiperbárico Piracicaba, além de David Richard Luzetti, coordenador do curso de enfermagem da Anhanguera, e dos vereadores Carlos Gomes da Silva (Capitão Gomes), de Piracicaba, e Elias Candeias, do município de São Pedro.
Para Lúcia, o simpósio possibilitou aos profissionais conhecerem novas metologias de tratamento para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. “Um tratamento adequado em todas as suas fases, com curativo certo, é fundamental para que a recuperação do paciente ocorra com maior rapidez”. Ela ressalta ainda que a capacitação profissional e conhecimento de novas tecnologias são fundamentais para execução de um bom atendimento.
Capitão Gomes elogiou o secretário de Saúde pela iniciativa da parceria com a O2 Centro Hiperbárico Piracicaba, que vem trazendo qualidade de vida às pessoas acometidas por feridas. “É um importante trabalho de resgate social”, salientou.
Durante o simpósio, os profissionais de saúde, na maioria enfermeiros e técnicos de enfermagem, puderam ter contato com as novas tecnologias e metodologias no tratamento de diversas feridas.
Ao todo, o simpósio contou com seis palestras que abordaram diversos temas. Mestre em enfermagem dermatológica pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Eveline Meloni abordou o papel do enfermeiro na prevenção e tratamento de feridas e lesões de pele.
Segundo Eveline, é preciso que o profissional esteja sempre capacitado e informado sobre as novidades no tratamento de feridas “O enfermeiro tem papel fundamental e ímpar na prevenção e na cura das lesões”, disse.
Para a palestrante, é necessário também um trabalho de equipe para um bom resultado no tratamento do paciente. “É preciso envolver todos os profissionais parceiros da área de saúde, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas para auxiliar e fazer com que o tratamento tenha o resultado esperando no menor tempo possível”.