Simapira tem programação com palestra e seminário com temas sobre água e mudanças climáticas

A programação das Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira) continua amanhã e quarta-feira, 11 e 12/06, com seminário e palestra que vão abordar temas como água e mudanças climáticas. As atividades são abertas ao público, mas necessitam inscrição prévia.

Amanhã, 11, das 19h às 21h, o Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e Região) realiza a palestra ODS na Indústria – Um Enfoque na Resiliência Hídrica, que será ministrada por Alexandre Villela e Emílio Belini Neto. As inscrições devem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/U3Uvb99RXt8r8ryi7.

Já no Sesc, haverá o seminário Em Clima de Mudança, um bloco de quatro painéis que acontecem entre terça e quarta-feira. Amanhã, das 16h às 17h30, o tema abordado será Redes e Participação comunitária; das 19h30 às 21h30, o assunto será Conferência Justiça Climática: uma questão sistêmica. Na quarta, das 16h às 17h30, o tema é Educação Cidadã para as Mudanças Climáticas; na sequência, das 19h30 às 21h30, o painel vai abordar Cultura do Bem Viver e Justiça Climática.

Na quarta-feira também acontece o segundo encontro do programa Bacia Caipira, projeto de educação ambiental, fruto da parceria entre as Prefeituras de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), e Santa Barbara D’Oeste por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), o Instituto de Pesquisas Ambientais e a Fundação Florestal. O encontro é fechado aos integrantes do Bacia Caipira e será realizado no sítio Recreio do Sul, na cidade de Santa Bárbara.

SIMAPIRA – A Simapira objetiva otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais e também como forma de celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05/06.

É idealizada por mais de 20 instituições, sendo: Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap) – Núcleo de Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Programa Saúde da Família; Fundação Florestal; Instituto de Pesquisas Ambientais; Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP); Escola Estadual Luciano Guidotti; GMEA; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Comissão Municipal de Mudanças Climáticas; Conselho Municipal de Segurança Alimentar; Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep); Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); Simespi; Imaflora; Instituto CLQ; Casa do Hip Hop; Corredor Caipira; Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba; e Mandato Coletivo a Cidade é Sua.

A programação completa pode ser acessada em: https://x.gd/eBYsD.