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Simap realiza processo formativo no Horto de Tupi com a EE Pedro de Mello

Por Comunicação Social / Publicado em 02/02/2023
Tempo de leitura: 4 minutos.

Processo formativo foi realizado com equipe pedagógica da Escola Estadual Pedro de Mello A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizou na última segunda-feira, 30/01, no Horto de Tupi, mais um processo formativo dentro do programa PJ Tupi: educação ambiental e integral, com a Escola Estadual Pedro de Mello. A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/Esalq/USP.

Dando continuidade a uma parceria que ocorre desde 2019 com a escola, toda a equipe pedagógica, incluindo gestores, foi recebida no Centro de Visitantes do Horto, no qual foi desenvolvida uma dinâmica para dialogar sobre as intenções para o ano e o papel da educação ambiental nesse contexto. Em seguida, foi realizada uma atividade lúdico educativa na qual os participantes puderam caminhar pela unidade, aprender mais sobre ela e seu potencial educativo, e conversar sobre os cinco pilares da educação ambiental propostos pela Oca/Esalq: identidade, comunidade, diálogo, potência de ação e felicidade.

Após a dinâmica, os educadores, em grupos, puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os cinco pilares por meio da discussão de trechos de um artigo científico sobre o tema, relacionando-o com a realidade da escola.

Na parte da tarde, o trabalho foi na escola e, com base nas discussões da manhã, os professores começaram a construção das ementas das disciplinas eletivas deste ano, com o auxílio dos parceiros. As eletivas vão abordar o ecoturismo, as culturas afro e indígena, a reutilização de materiais, a relação entre o meio ambiente e a saúde, a potencialidade da semente, o corpo como mediação do ser humano com o mundo, a história da escola, do Horto e de Tupi, a investigação sobre problemas ambientais locais, e a relação entre as questões socioambientais e a qualidade de vida.

A especialista ambiental do IPA, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, falou dessa construção conjunta. “É uma grande satisfação poder participar da construção desses processos educativos, no qual buscamos utilizar o conhecimento científico para aprimorar a realidade escolar e ressignificá-lo a partir dessa aproximação, em uma via de mão dupla. Foi possível observar que as discussões serviram de base para os professores construírem propostas de disciplinas eletivas socioambientais com grande potencial educativo, destacou.

A professora de Arte, Protagonismo Juvenil e Orientação de Estudos Raimunda Ferreira Bonfati comentou sobre sua participação no encontro. “Me fez reconstruir valores sobre como abordar uma educação ambiental com nossos alunos, levando os pilares da educação ambiental propostos, agregando valores éticos e de como se colocar no lugar do outro, valorizar o ser humano como um todo e, o mais importante, zelar pela nossa mãe terra”, completou.


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