Segundo encontro de tutoria do EducaTrilha na Escola acontece amanhã, 06/06

Seguindo com a programação da Simapira (Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba), a Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realiza amanhã, 06/06, das 8h às 11h, o segundo encontro de tutoria do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental, cultural, inclusiva e de promoção de saúde e bem-estar no enfrentamento às mudanças socioambientais globais realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba. O evento é fechado para as escolas que realizaram a inscrição no programa em março deste ano.

O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes. O encontro de amanhã será feito no espaço Cacuí, no Imaflora.

É realizado pela Prefeitura em parceira com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF), tem patrocínio da CJ Brasil e apoio das secretarias de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac); Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba; Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Comdema); Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima); OSCIP Pira 21; Fundação Triunfo; Movimento Tô Aqui; Instituto CLQ; Imaflora; Rotas Afro; Casa do Hip Hop; Oscip Novo Encanto; Pira na Paisagem; Espaço Pipa; Movimento Circular; e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Além do EducaTrilha, a programação da Simapira oferece ainda duas oficinas no Sesc Piracicaba, de confecção de giz de cera natural, das 14h às 17h, e de confecção de tintas naturais, das 19h às 22h. Ambas as atividades são abertas ao público, mas é necessário se cadastrar pelo portal https://www.sescsp.org.br/unidades/piracicaba/.

Das 14h às 16h acontece reunião ordinária do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Ibicatu, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba – a atividade é fechada aos integrantes do conselho.

Amanhã também acontece reunião ordinária do Conselho Consultivo de Ibicatu, área de preservação em Piracicaba

A Estação Ecológica Ibicatu é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Piracicaba, com área de 76,4 hectares e foi criada em 1987. Abriga 289 espécies de plantas, com 171 espécies de árvores e 28 espécies constam ameaçadas de extinção. Tem importante população de jequitibá-rosa, com indivíduos de grande porte, provavelmente as maiores e mais antigas árvores de Piracicaba.

A gestão da unidade está sob responsabilidade da Fundação Florestal, entidade da administração pública indireta, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Por ser uma unidade de conservação do grupo de Proteção Integral, tendo sido categorizada como Estação Ecológica, somente são permitidas pesquisas científicas; a visitação pública é proibida, permitindo-se somente quando com objetivos educacionais e de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo, nos termos do art. 9º, §2º da Lei Federal nº 9.985/00 (SNUC).

SIMAPIRA – A Simapira objetiva otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais e também como forma de celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05/06. É idealizada por mais de 20 instituições, sendo: Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap) – Núcleo de Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Programa Saúde da Família; Fundação Florestal; Instituto de Pesquisas Ambientais; Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP); Escola Estadual Luciano Guidotti; GMEA; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Comissão Municipal de Mudanças Climáticas; Conselho Municipal de Segurança Alimentar; Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep); Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); Simespi; Imaflora; Instituto CLQ; Casa do Hip Hop; Corredor Caipira; Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba; e Mandato Coletivo a Cidade é Sua.

A programação completa pode ser acessada em: https://x.gd/eBYsD.