Simap promove visita ao Jardim Botânico de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap), promove no dia 08/06, sábado, a partir das 8h30, mais uma edição do projeto Conheça o Jardim Botânico. As vagas são limitadas e, por isso, é necessário se inscrever no link: https://x.gd/1Sw4j. A iniciativa será realizada em parceria com o Sesc, Unimed, Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana.

A visita inclui trilha ecológica pelo Jardim Botânico, localizado no entorno da lagoa do bairro Santa Rita, com a possibilidade de observação de diversas espécies de árvores e animais que compõem a fauna local.

“A proposta de criação do Jardim Botânico de Piracicaba surgiu com o objetivo de conservação da biodiversidade da flora regional, especialmente das formações do bioma Mata Atlântica que originalmente ocupavam a maior parte do município e atualmente encontram-se reduzidas a pequenos fragmentos. Essa conservação se dá por meio de medidas práticas como a restauração de áreas com o plantio de mudas, mas também de pesquisa científica e educação ambiental. Então, o programa contribui para ampliar a compreensão sobre a temática e fortalecer o apoio da comunidade piracicabana a essa iniciativa tão importante”, afirma Juliana Gonçalez Gragnani, analista ambiental da Simap.

Passeio inclui também uma visita a Viveiro Municipal

Os participantes terão a oportunidade também de participar de um plantio coletivo no local, vinculado ao Programa Plante Vida: Nascemos Juntos para Viver, o qual visa plantar uma árvore para cada criança nascida em Piracicaba. O programa é realizado há 17 anos em parceria com os três hospitais maternidades – três vezes por ano são realizados plantios coletivos e simbólicos pelo Plante Vida. No dia 8, serão plantadas espécies como canela-batalha, catiguá, marmeleiro, alecrim-de-campinas, erva-de-gralha, taiuva e canjarana.

Além disso, haverá uma visita guiada pelo Viveiro Municipal de Mudas, setor integrante do Jardim Botânico. O espaço é um importante produtor de mudas na Região Metropolitana de Piracicaba, auxiliando na arborização urbana, reflorestamento de áreas naturais e matas ciliares. São produzidas aproximadamente 100 mil mudas por ano no viveiro.

SERVIÇO – Conheça o Jardim Botânico e Programa Plante Vida. Dia 8/06, sábado, das 8h30 às 11h30, no Jardim Botânico (rua Lívio Ferraciú, s/n, Santa Rita). Vagas pelo link https://x.gd/1Sw4j. Mais informações: neasimap@gmail.com.