Imagem do rio Piracicaba, visto do Parque do Mirante; há muitas árvores, uma parte da passarela estaiada e uma parte da passarela pênsil; do lado direito da imagem, um casal de costas
Material apresenta propostas e atividades para a construção de iniciativas ambientais comunitárias

A Prefeitura Piracicaba, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), lançou na terça-feira, 15/10, uma cartilha educativa e digital sobre educação ambiental nas comunidades, como parte da campanha Educapira: Comunicando a Educação Ambiental. O material está disponível gratuitamente pelo link: https://bit.ly/cartilhaeanea.

O tema foi pensado com a proposta de abordar o histórico do movimento no Brasil, bem como apresentar propostas e atividades para a construção de iniciativas comunitárias. Já o dia do lançamento é simbólico: além de ser o dia dos professores é também o dia do educador ambiental. A opção de data foi uma forma de homenagear os profissionais da educação, especialmente quem tem comprometimento com a construção de sociedades sustentáveis.

O dia do educador ambiental foi definido e acatado nos calendários oficiais em 2012, para comemorar os 20 anos da ECO-92, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

EDUCAPIRA – A campanha educativa do NEA tem como objetivo criar materiais comunicativos sobre temas relativos às questões socioambientais, bem como apresentar possibilidades na construção da sustentabilidade global.