A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), abriu inscrições para a 5ª edição do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba. O regulamento e o termo de compromisso para a inscrição da escola estão disponíveis em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/. O primeiro encontro formativo acontece no dia 28/03, das 8h às 11h, no Horto de Tupi.
O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, comentou sobre as expectativas da edição de 2024. “No ano passado, o EducaTrilha beneficiou mais de 14.200 pessoas e, neste ano, queremos que seja ainda mais transformador para os professores, estudantes e comunidade, trazendo também a educação inclusiva e o enfrentamento das mudanças socioambientais globais”.
“Nesta edição teremos a visita em outras áreas protegidas, como é o caso de Ibicatu, proporcionando diversas imersões e conexões com a natureza, por parte das pessoas participantes do programa”, acrescentou Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap.
Além da Prefeitura de Piracicaba, o 5ª EducaTrilha na Escola conta ainda com realização do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF). Tem patrocínio da CJ Brasil e apoio das secretarias de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac); Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba; Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Comdema); Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima); OSCIP Pira 21; Fundação Triunfo; Movimento Tô Aqui; Instituto CLQ; Imaflora; Rotas Afro; Casa do Hip Hop; Oscip Novo Encanto; Pira na Paisagem; e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.