A Secretaria Municipal de Turismo realizou ontem (10), no período da tarde, um treinamento gratuito para hotéis da cidade de Piracicaba, com o tema "Turismo receptivo em Piracicaba: como receber bem".
O treinamento foi ministrado pela Strategia Consultoria Turística, custeada pela Secretaria de Turismo, e oferecido gratuitamente aos dezenove hotéis da cidade cadastrados na Setur, com objetivo de apresentar aos profissionais de atendimento de front office (recepcionistas e concierges) as informações e opções de atrativos de Piracicaba, com foco nos pontos turísticos e gastronômicos, para que ao conhecer um pouco melhor a cidade, possam atender melhor os turistas e visitantes.
“Possuir um time de profissionais que saibam "vender" a cidade e receber bem os turistas, é vantajoso não apenas para os empreendimentos hoteleiros, mas também para o município, pois o hóspede bem recebido tem muito mais interesse em retornar ao hotel e à cidade”, afirma Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba.
Foram oferecidas 19 vagas neste treinamento, sendo 01 (uma) vaga para cada hotel, para que os participantes pudessem posteriormente repassar o conteúdo do treinamento para toda a equipe. No entanto, como houve baixa adesão dos hotéis, foi possível oferecer mais de uma vaga por hotel participante. Somente 15 pessoas se inscreveram e participaram.
O treinamento aconteceu das 14h às 18h, totalizando uma carga horária de 4 horas, e foi realizado por funcionários dos hotéis Arco Hotel, Center Flat, Colina Park, Esplanada, I Hotel, Nacional Inn, New Life, Oly Plaza e Royal Park. Os assuntos abordados na programação deste treinamento foram Como receber o turista; Comunicação eficaz com o turista; Como prestar um bom atendimento; Breve histórico dos principais pontos turísticos da cidade; Informações sobre meios de alimentação, passeios turísticos, artesanato e principais pontos de compra, eventos importantes, núcleos receptivos; Aspectos típicos e curiosidades da cidade de Piracicaba.