Piracicaba, 07 de maio de 2015 – Visando o desenvolvimento turístico e a ampliação da oferta hoteleira, a Secretaria de Turismo de Piracicaba realizou ontem (06), pela manhã, no auditório do NEA (Núcleo de Ensino Ambiental) / Posto de Informações Turísticas, uma ação para realização de acordos comerciais entre a CVC, maior Operadora de Turismo da América Latina, e hotéis de Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro.

A proposta da CVC aos hotéis é divulgar as cidades e os empreendimentos, formatando produtos por meio da disponibilização de leitos dos hotéis nos três principais meios de venda da CVC: Lojas CVC, Operadora CVC (revendendo para outras agências de turismo) e através do website, totalizando mais de 10 mil pontos de venda.

A reunião contou com a participação dos municípios de Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro, juntamente à Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

Avanço no Turismo: Municípios de Interesse Turístico

Também com o objetivo de dar mais um passo em busca do desenvolvimento turístico, a cidade de Piracicaba irá pleitear sua participação como município de interesse turístico junto ao governo do Estado de São Paulo, por meio do Projeto de Lei Complementar 32/2012 que foi sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, no último dia 29 de abril, e que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias, onde além da categoria de estância turística, cria a de município de interesse turístico.

O projeto em questão institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Todas as cidades, excetos as Estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar, os municípios deverão preencher alguns critérios. São eles: ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo, expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

Como a cidade de Piracicaba atualmente preenche todos os critérios e possui todas as condições para se habilitar e classificar como município de interesse turístico, pretende entregar toda a documentação até o próximo mês. Com este projeto, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional que, para esse ano de 2015, está previsto um investimento de 268 milhões de reais para as 70 Cidades Estâncias e 140 municípios de interesse turístico.

*Com informações da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Legenda da foto (da esquerda para a direita): Carlos Fernando Zuppo, diretor da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo); Rose Massarutto, secretária de Turismo; Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba; e Aldano Benetton, diretor da Agência de Turismo Monte Alegre. Crédito da foto: Justino Lucente