Como parte do calendário de atividades de 2007 da Secretaria Municipal de Turismo – Setur, acontece no próximo dia 28, no horário das 13h às 17h30, o 1º Passeio de barco com deficientes visuais da entidade Avistar.

A iniciativa faz parte do Projeto Turismo Acessível implantado em 2005 em Piracicaba e que tem como autora Maria Cristina Arzolla. Trata-se de um projeto pioneiro com políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com necessidades especiais, por meio de atividade turística.

O passeio, conforme Arzolla contará de programação dividida em três fases. A primeira será direcionada ao reconhecimento da Casa do Povoador e sua história, além dos reconhecimentos da fauna do entrono do rio e do barco a ser utilizado no evento.

Na segunda fase, os participantes realizaram o passeio de barco com duração de cerca de 50 minutos e paradas nos seqüentes locais: Engenho Central, Mirante,Casa o Povoador, Casarão do Turismo, Casa do Artesão, Pedreira do Bongue, finalizando com a Rampa dos Navegantes. A terceira parte do evento terá a apresentação de poesia sobre o Rio e noções de reciclagem de garrafas plásticas.

Para garantir segurança máxima, o passeio de barco contará com a participação da equipe da Brigada, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e Pelotão Ambiental. O evento tem apoio das secretarias municipais de Ação Cultural e Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Núcleo de Educação Ambiental.