Com a proposta de apresentar os pontos turísticos de Piracicaba, o projeto “Turismo Acessível” da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) proporcionou na tarde de hoje (26), um passeio de barcos aos alunos da APASPI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba) acompanhados por duas interpretes da associação. Cerca de 15 jovens da APASPI, entre 17 a 20 anos conheceram um pouco mais da história do rio e da cidade.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cristina Arzolla, este foi o segundo passeio de barcos com pessoas que possuem necessidades especiais. A primeira atividade aconteceu em maio de 2005. “O projeto acessível já esta incluído no calendário da Setur e prevê, ainda para este ano, mais um passeio de barcos no mês de novembro com pessoas portadoras de deficiência visual”.

Cristina enfoca que o turismo acessível programou para o próximo ano atividades e cursos de capacitação. “Para 2007 estamos programando cursos de capacitação de recursos humanos para os diversos segmentos ligados ao setor turístico”.

Durante o passeio, todos participaram das atividades propostas pela coordenadora do projeto, além de muita diversão. Cada passeio levou cerca de 20 minutos e o percurso saiu da recém inaugurada plataforma de barcos até as proximidades da pedreira do Jupiá. Para Valdenize Maiza Cabral dos Santos, cujo interprete é a pedagoga Juliana Alleoni Lara da Silva, esta foi a primeira vez que ela entrou no Rio Piracicaba. “Foi emocionante conhecer o rio e poder passear sobre ele. Foi uma experiência inesquecível”.

O evento contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Brigada de Emergência da Prefeitura, funcionários da Secretaria Municipal de Turismo e os policiais da guarda Florestal.