A Setur (Secretaria de Turismo) fechou a programação do Carnaval 2017, que terá como tema Carnacaipira 2017: Na Fulía nóis se Encontra e na Fulía nóis Festeja!. Entre os dias 24 e 28 de fevereiro os foliões poderão acompanhar nove atrações, distribuídas pelas dependências do Engenho Central, largo dos Pescadores e praça da Boyes. Marchinhas, samba raiz, frevo, maracatu, samba de côco e sambas-enredo consagrados compõem a programação. A realização é da Prefeitura, por meio da Setur, Secretaria Municipal de Governo, Trânsito e Transportes (Semuttran), Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Trabalho e Renda (Semtre) e Guarda Civil, com apoio da Irmandade do Divino, Sesc (Serviço Social do Comércio) e Polícia Militar. Todas as atrações têm entrada gratuita.

Bloco da Ema é uma das atrações do Carnacaipira 2017

“Apesar de passarmos atualmente por um período difícil na economia, não poderíamos deixar que uma festa tão rica em tradições e expressões populares como o Carnaval fosse esquecida. Juntamos parceiros, arregaçamos as mangas e buscamos soluções para viabilizarmos uma festa de qualidade e atrações variadas, porém, com os pés no chão. Esperamos que todos aproveitem com muita alegria e responsabilidade esses quatro dias de festa organizados em espaços públicos que fazem parte da história de Piracicaba”, disse a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

CANAVAL CAIPIRA – O tema escolhido – Carnacaipira 2017: Na Fulía nóis se Encontra e na Fulía nóis Festeja! – é uma homenagem ao dialeto e o sotaque piracicabanos, que em 2016 foram registrados pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural) como patrimônios imateriais da cidade.

O historiador e pesquisador Cecílio Elias Netto, que detém extenso trabalho sobre a cultura piracicabana e é autor do livro Arco, Tarco, Verva: Dicionário do Dialeto Caipiracicabano, considerou o tema “uma contribuição extraordinária”. “Cultura é cultivar, é proteger. É como uma árvore. São as raízes e os valores de uma terra, de uma civilização. Ficamos tanto com esse complexo do 'caipira', de negação da nossa identidade, que vemos hoje, por outro lado, que a bebida brasileira mais famosa no exterior é a caipirinha. E que tem raízes aqui, na cidade que ficou conhecida tanto tempo como a terra da pinga. Fiquei muito feliz com isso, e espero que Piracicaba possa se aproveitar cada vez mais dessa manifestação tão presente”, relatou.

Outro personagem icônico de Piracicaba, o Nhô Quim, recebeu personalização especial para o evento, assinada pelo artista gráfico Fábio Rontani, filho de Edson Rontani (1933-1997), que deu forma definitiva ao personagem, vista até hoje.

PROGRAMAÇÃO – No dia 24/02, a partir das 20h, o palco armado no Armazém 17 do Engenho Central receberá o Carnaval de Marchinhas, com apresentação do grupo Palma na Mão, que tocará um repertório de clássicos do samba e marchinhas que marcaram época.

No dia 25/02, o tradicional Cordão do Mestre Ambrósio sai às 17h da praça da Boyes e percorre a avenida Beira Rio até chegar ao largo dos Pescadores, que receberá na sequência o samba de Juca Ferreira e Amigos e a apresentação da Escola de Samba Unidos da Rua do Porto. No dia 26/02, domingo, novamente no largo dos Pescadores, haverá o Bloco do Peixe Caipira, com Elaine Teotônio, Beto Silva e banda, a partir das 19h.

Bloco do Boçais se reúne na segunda-feira, 27, a partir das 16h

A segunda-feira de carnaval, dia 27, começa com a apresentação do Bloco dos Boçais, que pelo terceiro ano se apresenta na praça da Boyes, a partir das 16h, com André Bertini (cavaquinho), Nuno Moraes (violão) e banda, apresentando clássicos do samba paulista e carioca. Um pouco mais tarde, a partir das 19h, os foliões que estiverem no largo dos Pescadores terão a apresentação da Banda Fuzarka, com a participação de Sandra Rodrigues, Carlos Pontes e banda.

Na terça-feira, 28/02, o Bloco da Ema sai às 16h do Sesc, com chegada prevista para as 18h, no largo dos Pescadores. Com o tema No Bloco da Ema eu Frevo, o ritmo pernambucano comandado por Tony Azevedo fica até às 20h. De lá os foliões poderão seguir até o Engenho Central, onde o grupo Palma na Mão faz nova apresentação no Armazém 14, fechando a programação.

| Sobre os Blocos |

Bloco do Mestre Ambrósio

Saída no dia 25 de fevereiro (sábado), a partir das 16h, da Praça da Boyes

Presidentes: Juca Ferreira (19) 99728-4388 e Pablo Carajol (19)

Mestre Ambrósio é a inspiração para o cordão que desfila no sábado, 25, às 16h

Fundado em 2008, o Cordão do Ambrósio desfilou pela primeira vez em 2009, sempre na companhia do seu presidente de honra e principal homenageado, Ambrósio Caldeira que no alto dos seus 85 anos é figura carismática e boa praça do circuito de bares da região central da cidade e da Rua do Porto. De acordo com o músico Juca Ferreira, que possui grande produção ligada ao samba, o tema do Cordão deste ano é “O que é que o Ambrósio tem? Salve a Bahia”, que faz um paralelo com o clássico samba “O que é que a baiana tem?”, composta por Dorival Caymmi para o filme Banana da Terra, de 1939.

O trajeto parte da rua Luís de Queiroz, na altura da Praça da Boyes, chegando percorrendo a avenida Beira Rio até a chegada no Largo dos Pescadores. Considerado um “bloco família”, reúne centenas de jovens e crianças todos os anos.

Bloco dos Boçais

Concentração e apresentação no dia 27 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 16h, na Praça da Boyes.

Presidente: André Bertini (19) 99710-1363

Fundado em 2014, o Bloco dos Boçais apresentou-se pela primeira vez em 2015. Auto-intitulado como o “primeiro bloco de carnaval estático de Piracicaba, porque andar cansa”, os boçais buscam resgatar “a boêmia e vagabundagem desmedidas”, e dedicam-se aos clássicos dos sambas paulista e carioca. O nome do bloco surgiu em homenagem ao professor de filosofia Sérgio Braga, falecido em 2009, que costumeiramente referia-se aos amigos como “boçais”.

Os Boçais começam seu samba estático na Praça da Boyes (Rua Luís de Queiroz, s/nº), a partir das 16h.

Bloco da Ema

Dia 28 de fevereiro (terça-feira), com concentração às 15h e saída às 16h30 do Sesc Piracicaba com chegada no Largo dos Pescadores.

Presidente: Tony Azevedo (19) 99188-8237 e 99188-7640

Um dos mais antigos blocos carnavalescos da cidade, fundado em 2006, o Bloco da Ema carrega forte tradição de resgate ao carnaval pernambucano. Com direito a bonecos de Olinda e uma Ema multicolorida, o bloco é um dos mais festejados pelos foliões. Com o tema “No Bloco da Ema eu frevo”, a Ema sai do Sesc Piracicaba com a “Orquestra de Frevo de Capibaribe” com chegada no Largo dos Pescadores, onde acontece a Sambada de Côco, com a apresentação dos ritmos maracatu e ciranda.