Piracicaba, 11 de abril de 2014 – Com o objetivo de criar uma base de dados pública sobre o turismo de Piracicaba, que possibilite o dimensionamento turístico do município e novos investimentos nesta área, a Setur investiu na realização do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT) e na Pesquisa de Demanda Turística da Rua do Porto.

Ambos os documentos estão alinhados ao Plano de Governo do atual prefeito, Gabriel Ferrato, que prevê a realização de investimentos para a integração do complexo turístico da Rua do Porto, Engenho Central e Parque do Mirante; o apoio aos eventos e festas que atraem turistas para a cidade; o estimulo ao turismo de negócios e a implantação de novos hotéis no município; e a manutenção adequada de todos os espaços públicos turísticos existentes, deixando-os em plena condição de utilização.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT) foi desenvolvido em convênio firmado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, com a Universidade de São Paulo (USP), através do Curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Já a pesquisa de demanda turística da Rua do Porto foi contratada pela Secretaria de Turismo, para iniciar a base de dados pública sobre o turismo da cidade de Piracicaba.

PDDT

O convênio de colaboração técnica firmado entre a Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba e a Escola de Comunicação e Artes da USP, em agosto de 2012, teve como objetivo geral a atualização e ampliação do escopo do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico 2001, de acordo com a Lei 4.401 de 02 de março de 1998.

O documento final do PDDT dá continuidade e procura avançar nas diretrizes apontadas pelo Plano de Turismo Municipal de 2001. As ações da SETUR em andamento e as diretrizes definidas no atual Plano Plurianual (PPA 2014-2017) também referenciaram a elaboração do PDDT. Já o diagnóstico, realizado de agosto de 2012 a abril de 2013, foi feito através de pesquisas, visitas técnicas, entrevistas, observação e levantamento de dados in loco, junto aos órgãos da administração municipal e atores locais, e aplicação de questionários para estudo de demanda turística.

O PDDT tem como objetivo orientar o desenvolvimento sustentável da atividade turística, fortalecendo o destino e ampliando sua importância sociocultural e econômica no município. O documento foi consolidado levando em conta as prioridades e a melhoria da sua competitividade no cenário regional.

Cerca de 30 estudantes do curso de Turismo da ECA-USP participaram da elaboração deste diagnóstico, supervisionados por um docente e pela coordenação do curso. Os alunos fizeram visitas à cidade de Piracicaba no final do ano passado e também no início deste ano, para que pudessem reconhecer as especificidades do local e realizar visitas a campo, aprofundando contatos e observações específicas sobre atrativos turísticos, infraestrutura, demanda e aspectos legais e institucionais.

Durante o meses de visita dos alunos, a Setur teve como responsabilidade facilitar o acesso às informações pertinentes ao trabalho e a rede de contatos das pessoas envolvidas com a atividade turística na cidade. Além de oferecer condições para o deslocamento, hospedagem e alimentação da equipe durante a vigência do convênio.

O plano realizado em parceria com a ECA/USP, foi realizado pelo investimento de R$ 10.000,00 da Setur e tempo de realização de 1 ano e 6 meses.

Pesquisa de Demanda Turística da Rua do Porto

O objetivo geral desta pesquisa é o levantamento do número de visitantes na Rua do Porto, o perfil do turista e a percepção dos comerciantes e artesãos sobre a demanda local.

O trabalho foi realizado com alguns parâmetros distintos de atuação, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2013, sendo os pontos de pesquisa: o Engenho Central (passarela pênsil); o Largo dos Pescadores; o Centro Gastronômico; e o Parque da Rua do Porto.

Foi feita uma pesquisa quantitativa de percepção com os comerciantes, autônomos e artesãos estabelecidos no Complexo Turístico, sendo entrevistados 29 comerciantes e/ou artesãos no período. Uma contagem eletrônica de movimentação realizada nos finais de semana, feriados e dias úteis, por 2h no período das 8h à 20h.

E uma pesquisa quantitativa, in loco, realizada no método face a face com os visitantes da Rua do Porto localizados nos quatro eixos principais de atuação: Parque da Rua do Porto, Engenho Central (Ponte Pênsil), Largo dos Pescadores e Centro Gastronômico. Foram realizadas 400 entrevistas em três dias do mês de novembro, e para a contagem, foram considerados os visitantes do Complexo Turístico da Rua do Porto, residentes ou não em Piracicaba, de qualquer idade, em situação de visita, nos meses de novembro e dezembro de 2013.

As datas foram definidas aleatoriamente, independente de eventos que estivessem ocorrendo no momento da abordagem. Segundo a empresa que realizou a pesquisa, a margem de erro é de 4,5% sob um intervalo de confiança de 95%.

Números da Rua do Porto

Nos dias úteis, os moradores de Piracicaba são os que representam o maior volume de fluxo no local. Ao todo, 63,97% do movimento de seus estabelecimentos são provenientes de Piracicaba. Os visitantes a trabalho representam 15,44% e os turistas nacionais, 12,56%.

Nos finais de semana, a percepção de movimento altera-se de forma significativa. O morador de Piracicaba já não é a maioria entre os visitantes locais. Aos sábados e domingos, o piracicabano representa 45,86%. O movimento turístico internacional quase que dobra e chega a 7,21%. Os turistas nacionais já representam um quarto de toda a demanda, respondendo por 24,34% da flutuação turística.

Conheça o conteúdo completo da pesquisa e do PDDT, clicando nos links abaixo:

Pesquisa de Demanda Turística da Rua do Porto

Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Piracicaba (PDDT)

Legenda da Fotos: Entrega oficial do PDDT e apresentação da Pesquisa de Demanda Turística, que aconteceu hoje (11/04), às 15h, no Auditório do Museu da Água, com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato; da secretária de Turismo Rose Massarutto; e as professoras da ECA/USP Debora Cordeiro Braga e Dra. Clarissa Maria Rosa Gagliardi, que orientaram as pesquisas do PDDT.

Fotos: Divulgação da Secretaria de Turismo de Piracicaba