A Secretaria Municipal de Turismo divulga a abertura de vagas para os interessados em participar do Programa de Artesanato da Prefeitura Municipal de Piracicaba, sendo 10 vagas para participar da Feira de Artesanato da Praça José Bonifácio e 15 vagas a Feira de Artesanato que será montada no entorno da Casa do Artesão, e será mais um local de vendas de artesanato na Rua do Porto.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de março, e os interessados poderão se inscrever por meio do preenchimento de uma ficha de cadastro na Secretaria Municipal de Turismo, localizada à Rua Antônio Correa Barbosa, 2233 – 8º Andar (Centro Cívico). As vagas estão abertas a todos os interessados, mas terão prioridade de inscrição para preenchimento destas vagas os artesãos já cadastrados na “Casa do Artesão”. Para participar o candidato deverá residir na cidade de Piracicaba, não ser credenciado em nenhum ponto de venda ou feira de artesanato que não seja administrado pela Setur, e não possuir empresa ou ponto comercial na cidade.

No ato da inscrição o profissional deverá preencher a ficha de cadastro e apresentar a seguinte documentação exigida pela Coordenação do Artesanato da SETUR: cópias do CPF, RG, comprovante de residência e 02 (duas) fotos recentes 3×4. As 25 vagas disponíveis serão preenchidas por artesãos que trabalhem com as seguintes técnicas: Artesanato Sustentável; Bijouteria artesanal; Biscuit; Bordado; Cerâmica; Costura; Escultura; Madeira rústica; Marchetaria; Palha de milho; Pintura temática; Tear.

Após o encerramento do período de inscrição, a Setur iniciará a convocação dos inscritos para a realização de uma prova prática comprobatória de técnica artesanal, que será realizada em data e hora agendada pela organização, para que seja avaliada a habilidade do artesão em executar a técnica na qual se inscreveu. Somente serão aprovados artesãos (ãs) que preencham os requisitos da Ficha de Cadastro e do teste comprobatório de técnica artesanal, que será aplicado pela comissão de artesanato e coordenação do artesanato.

Os artesãos (ãs) que efetuarem a inscrição dentro do prazo e realizarem a prova prática para participar da feira devem estar cientes das seguintes condições de participação nas Feiras, estabelecidas no edital de inscrição: – deverão cumprir os horários estipulados para funcionamento da Feira; – deverão cumprir o calendário de atividades e eventos; – deverão providenciar sua própria estrutura de trabalho: materiais, transporte, manutenção, entre outros; – deverão expor produtos de sua própria autoria e da técnica artesanal inscrita; – deverão expor e comercializar somente artesanato (proibida a comercialização de itens industrializados); – deverão possuir sua própria tenda estrutural (seguindo os padrões técnicos exigidos pela Setur); – deverão participar das reuniões com os gestores públicos responsáveis pelo artesanato; e – deverão seguir as normas do Regulamento do Artesanato em vigor.

ARTESANATO DE PIRACICABA

O Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba conta com a participação dos artesãos que participam das feiras semanais da Rua do Porto e da Praça José Bonifácio, e também da Casa do Artesão, que atualmente possui pontos de venda no Engenho Central, na Casa do Artesão – Rua do Porto e no Terminal Rodoviário de Piracicaba. Este programa, idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo geral o fortalecimento da produção de artesanato local, aumentando sua qualidade e competitividade de comercialização.