A Prefeitura de Piracicaba retirou, na manhã de sexta-feira (19), aproximadamente 7 toneladas de pedra do tipo rocha sedimentar, formada pela deposição das partículas originadas pela erosão de outras rochas, que estavam depositadas em uma área verde do município, localizada no bairro residencial Santin, na rua Dionísio Dal Picoli. O trabalho, coordenado pela Defesa Civil, teve o objetivo de limpar o espaço e dar um destino adequado ao material que estava no local. As pedras foram encaminhadas ao Zoológico de Piracicaba.

De acordo com a Defesa Civil, esta foi a primeira etapa do trabalho de retirada das pedras daquele local e outras serão realizadas, de acordo com a necessidade do Zoológico. Pelo fato de serem de diversos tamanhos, não é possível saber com exatidão o total de toneladas de todo material existente na área verde.

O secretário executivo da Defesa Civil, Odair Melo, explicou que as pedras tem diversos tamanhos, prevalecendo as maiores, necessitando, portanto, serem transportadas por um caminhão cedido pela Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). “Elas estavam cobertas pelo matagal e o espaço precisava ser limpo, para que possa ser utilizado pela comunidade, que já manifestou interesse em adotar aquela área”, disse.

Segundo Odair, para a construção do residencial Santin foram escavados lotes, onde foram retiradas várias pedras que foram depositadas naquela área verde.

Ele ressaltou que, no início, não sabia como fazer o destino das pedras, mas depois surgiu a ideia de doar o material para o Zoológico, para que, de alguma forma, pudesse ornamentar os diversos ambientes que abrigam os animais. “Apresentamos a sugestão à diretoria do Zoo, que prontamente encampou a ideia. Ao mesmo tempo em que colaboramos para manter limpa uma área pública, ajudamos na melhoria dos ambientes daquele espaço de lazer muito frequentado pela população não só de Piracicaba, mas de toda região”, disse.

Thiago Vilalta, diretor do zoo, afirmou que as pedras vão ajudar a compor os recintos que estão sendo reformados, de forma que todos fiquem mais próximos do habitat natural dos animais. O Zoo está aguardando apenas o caminhão 'munk' para o deslocamento para os ambientes do animais.

Pedras ajudam a compor os recintos que abrigam os animais

Serviço – O Zoológico abriga 385 animais, sendo 253 aves divididas em 62 espécies; 80 exemplares de mamíferos divididos em 31 espécies e 52 répteis, divididos em 8 espécies. Uma veterinária e uma bióloga são responsáveis pelos animais.

Está localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera. O fone é (19) 3421-3425 e funciona de terça à domingo, das 9h às 16h30, com entrada franca.