Um ato de solidariedade e amor ao próximo marcou o último dia da Campanha “Doe Cabelo a uma Vida”, criada para arrecadar cabelos para a confecção de perucas às pessoas vítimas de câncer, encabeçada pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp). Sete alunas de 4º e 5 º anos da Escola Municipal José Antonio de Souza, Vila Sonia, decidiram cortar o cabelo e doar as madeixas no espaço de beleza Alessandra Mattos Coiffeur, parceira do Fundo Social.
A professora Elen Forti, com o apoio da diretora Vanessa Abdala Guarda e da coordenadora Claudia Stenico, já vinha há um tempo conversando com as crianças sobre a Campanha, por meio de rodas de conversas e leitura de notícias publicadas nos jornais da cidade. “Quando eu resolvi doar meus cabelos, as crianças sentiram-se encorajadas a ajudarem e contribuírem com a campanha”, explicou Helen.
Foto: Fernanda Schmidt
A aluna de nove anos, Caroliny da Silva, fez aniversário no dia da doação e contou à reportagem que a felicidade em doar os fios de cabelo foi o melhor presente de toda a sua vida. “Estou muito feliz em poder ajudar outras crianças, e meu cabelo, daqui um tempo, vai crescer de novo”, disse. Quem também estava se sentindo realizada com a ação foi a colega de Caroliny, Maristela Gomes, de 9 anos. “Estava com muita vontade de ajudar porque não é todo mundo que doa e por causa dos remédios muito fortes, às vezes o cabelo das pessoas com câncer não nascem de novo”, contou.
De acordo com a primeira dama e presidente do Fussp Selma Ferrato, a sensibilidade para doar os cabelos vem das crianças. “Elas, além de disseminarem a ideia, convencem e mobilizam outras pessoas também”, declarou. Segundo a coordenadora do salão de beleza, Oziane Fonseca, o espaço fará o balanço das doações nos próximos, mas estima-se que cerca de 360 cortes foram feitos, a maioria em crianças. “Sou cabeleireira há 20 anos e estou me sentindo realizada e radiante com essa ação. Além de fazer o que gosto, estou contribuindo com um ato de generosidade e união”, enfatiza.