Foto em preto e branco de Geraldo Filme, foco do documentário
A exibição do documentário Geraldo Filme marca o retorno de sessões de cinema no Teatro Municipal

A exibição do documentário nacional Geraldo Filme, amanhã, 14/09, marca o retorno de sessões de cinema no Teatro Municipal Dr. Losso Nettto. A sessão, gratuita, às 19h30, na Sala 2, marca a estreia do projeto Cine Som, uma parceria do teatro com o Misp (Museu da Imagem de Som de Piracicaba), mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Após a exibição, haverá bate-papo sobre a obra com Antonio Filogenio de Paula Junior, mestre e doutor em Educação e funcionário da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

O premiado documentário drama, de 1998, relata a vida deste que foi um dos grandes compositores da história do samba, Geraldo Filme, um homem que é a própria cultura negra paulista. O filme traz depoimentos de Plínio Marcos, Germano Mathias, Demônios da Garoa, Osvaldinho da Cuíca, Toniquinho Batuqueiro, Itamar Assumpção, dentre outros.

Como explica Pedro Maurano, diretor do Misp, o Cine Som promoverá uma série de audiovisuais sobre a história da música brasileira. “Acontecerão sempre na Sala 2 do Municipal e sempre com um bate-papo para enriquecer a experiência”, destaca.

O diretor do Teatro Dr. Losso Netto, Rui Kleiner, conta que o Cine Som é uma iniciativa que vem para mostrar a rica produção cinematográfica focada na música brasileira. “Para a estreia, foi escolhida a justa homenagem a Geraldo Filme, protagonista de nossa identidade histórica paulista”.

Filogenio, que conduzirá o debate após a exibição, também comenta sobre a estreia do Cine Som. “Geraldo é essencial à cultura afro paulista, engajado no ativismo negro e com importantes vivências no batuque de umbigada, jango, samba de bumbo, por exemplo. Vamos debater e trocar ideias sobre tudo isso”.

SERVIÇO – Cine Som com o documentário Geraldo Filme. Amanhã, 14/09, às 19h30, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Classificação: Livre. Entrada gratuita, com sugestão de doação de um 1 kg de alimento não-perecível. Na avenida Independência, 277. Informações: 3434-2168.