Com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), uma nova sessão do documentário Piracicaba Nunca Esqueceu, de Dara Oliver, acontece hoje, sexta-feira, 29/11, às 19h, no Jardim Odara (rua Visconde do Rio Branco, 1224, Bairro Alto). A entrada é gratuita.
O documentário resgata a história das salas de cinema que existiram em Piracicaba e busca explorar a memória afetiva de quem viveu nas décadas de 1950, 60, 70 e 80, acompanhando as grandes produções. Piracicaba Não Esqueceu é narrado em primeira pessoa e utiliza de recursos de animação.
Dara Oliver explica que o processo de pesquisa do documentário começou muito antes da produção. “O início de tudo foi quando me mudei para Piracicaba, com 10 anos de idade e meu pai começou a contar as histórias da infância dele na cidade. Desde aí comecei a fazer pesquisas para, no período da faculdade, iniciar o processo de produção”, contou.
As principais fontes para a gravação do documentário foram os sites do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o IHGP, e A Província; entrevistas com familiares e com o jornalista e escritor Cecílio Elias Neto; coleta de informações e histórias sobre as salas de cinema da cidade; o catálogo da exposição itinerante Desenhando o Patrimônio Cultural em Piracicaba; o livro Piracicaba em Quadrinhos, além de várias referências de filmes e documentários para inspiração.
SERVIÇO – Sessão com exibição do documentário Piracicaba Nunca Esqueceu. Sexta-feira, 29/11, às 19h, no Jardim Odara (rua Visconde do Rio Branco, 1224, Bairro Alto). Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.