Atividade também contou com trilha pelo Horto- foto- divulgação

A sessão de cinema com o filme Amazônia: o Despertar da Florestania, seguida de uma trilha noturna, realizadas na noite de sexta-feira, 06/05, atraiu cerca de 65 pessoas ao Horto Florestal de Tupi. O filme foi exibido em parceria com o Programa Ecofalantes Universidades e a trilha foi conduzida pela agência Nas Nuvens Ecoturismo, com 3 km de extensão. A programação integra o projeto Vem pro Horto, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Fundação Florestal, Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo e OCA.

O evento agradou os participantes que elogiaram a iniciativa- foto- divulgação

De acordo com os organizadores do evento, houve lista de espera para participar do evento. "Trata-se de uma proposta nova de evento. A aceitação foi enorme e os participantes gostaram tanto que a equipe organizadora está planejando uma nova edição do cinema com trilha noturna para o segundo semestre de 2022", explicou Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública do Horto de Tupi.

A descontração dos participantes é um dos pontos altos das atividades do Vem Pro Horto- foto- divulgação

FILME – Amazônia: o Despertar da Florestania, com direção de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, e participações especiais de Miriam Leitão e André Trigueiro, discute como o meio ambiente vem sendo tratado desde o início do século 20. A produção resgatou personagens históricos e reuniu depoimentos de representantes dos mais diversos segmentos ligados ao tema, incluindo indígenas, ambientalistas, jornalistas, artistas e intelectuais, entre outras pessoas que vêm lutando para preservar esse legado.

O filme Amazônia prendeu a atenção da platéia- foto- divulgação

A professora Tainá-Rekã Wanderley de Pádua estava feliz por participar do evento. "Foi lindo. O céu estava maravilhoso, a trilha incrível e o filme mexeu demais comigo. Cheguei em casa cansada e feliz. Parabéns aos organizadores pela iniciativa", ressaltou.

Para o historiador Tchelo Andrade, o evento serviu para unir as pessoas, que puderam desfrutar de um lugar magnífico, como o Horto Florestal. "Estendo os meus agradecimentos aos organizadores pela iniciativa e torço que para que este evento perdure por muito tempo", disse.

A próxima atividade do Vem Pro Horto acontecerá no dia 28/05, às 9h, com a atividade círculo de mulheres: A História da Mulher e os Impactos Causados nos Papéis das Mulheres Contemporâneas, que será conduzida pela Curadoria da Alma Feminina.

TRANSPORTE – Todas as atividades do programa Vem pro Horto/2022 contam com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e da Tupi Transporte, que disponibilizam ônibus gratuito nos dias do evento, saindo do Terminal Central de Integração e que tem sido um diferencial para as atividades desenvolvidas no Horto.

Mesmo das pessoas que não quiserem participar dos eventos, mas querem conhecer o Horto podem utilizar o meio de transporte gratuito, que somente circula em dias e horários do evento.

O Horto de Tupi conta com Centro de Visitantes onde o visitante encontra todo apoio necessário à visitação, estacionamento, parquinho Infantil com uma Central de Recreação infantil com três torres, escorregador, balanço, gira-gira e gangorra; campo de futebol society, quiosques para piquenique (é proibido fazer churrasco ou qualquer outra atividade com a utilização de fogo), trilhas e toda infraestrutura necessária para receber bem os frequentadores.

Aproximar a comunidade do Horto e tornar o local mais voltado à educação sustentável- foto- divulgação

SERVIÇO – O Horto de Tupi fica na rodovia Luiz de Queiroz, Km 149, SP-304 – Tupi, Piracicaba/SP. Funcionamento de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. Mais informações sobre agendamento de atividades educativas com acompanhamento da equipe de educação ambiental, acesse: https://hortodetupi.wixsite.com/comitegestor/eventos

Ou entre em contato com o Núcleo de Educação Ambiental da Sedema pelo telefone (19) 3417-9494.

O Horto conta com uma Central de Recreação Infantil- fotos- divulgação

Confira a programação do Vem pro Horto

28/05 – 9h às 12h: Círculo de mulheres A história da mulher e os impactos causados nos papéis das mulheres contemporâneas;

04/06 – 8h às 12h: Banho de floresta (atividade de percepção ambiental);

25/06 – 9h às 12h: Oficina de saneamento ambiental, instalação de fossa ecológica;

09/07 – 8h às 12h: Caminhada histórica e reflexões ecumênicas, como parte das comemorações do centenário de Tupi;

06/08 – 10h às 16h: Apresentação musical e feira de empreendedorismo feminino;

13/08 – 8h às 16h: Atividade de educação ambiental inclusiva;

24/09- 9h às 12h: Oficina do Mato ao Prato 4;

08/10 – 9h às 12h: Dia da Agroecologia;

29/10 – 9h às 12h: As abelhas no nosso dia a dia 3;

26/11 – 7h às 9h: Observando as Aves no Horto de Tupi;

10/12 – 9h às 12h: Evento de encerramento.