Sesmt lança programa de incentivo à vida saudável dos servidores e agentes públicos
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), da Secretaria Municipal de Administração, apresenta uma novidade. É o programa "O Sesmt mais perto de você", que visa a incentivar a vida saudável e o bem-estar dos servidores e agentes públicos municipais.
De acordo com a assistente social do Sesmt, Marta Cristina de Almeida Leme, trata-se de um programa de ações socioeducativas, com temas variados referentes à prevenção. "São campanhas planejadas e direcionadas ao incentivo à educação para a vida saudável e de bem-estar, com ações para estimular a prática da prevenção e divulgar o acesso dos recursos sociais disponíveis para atendimento na comunidade".
A primeira campanha, denominada Servidor Sangue Solidário, já começou. Segundo Marta, o tema doação de sangue entra na pauta com relevância pelo ato solidário, altruísta e voluntário de salvar vidas. "A campanha pretende estimular o aumento de doadores espontâneos a colaborar com o Banco de Sangue. Ser doador de sangue é transferir saúde, compartilhar esperança, é ato voluntário e de imensa solidariedade e responsabilidade social".
As doações de sangue devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, no Hemonúcleo da Santa Casa de Piracicaba (Av. Independência, nº 953 – Bairro Alto). Mais informações pelos telefones (19) 3422-2175 ou 3402-8050 ou 3402-7785. Seja um doador! Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 (com autorização dos pais/responsáveis) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos); pesar, no mínimo, 50kg; estar descansado (ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.
Outros temas Confira quais são os temas que serão abordados pelo programa "O Sesmt mais perto de você": – Prevenção auditiva; – Álcool e outras drogas; – Combate ao fumo; – Bem-estar no local de trabalho; – Prevenção a doenças respiratórias; – Lombalgia e outros problemas de coluna; – Hipertensão arterial; – Diabetes; – Colesterol; – Nutrição e obesidade; – Arteriosclerose / infarto agudo / riscos cardiovasculares; – Epilepsia e convulsões no ambiente de trabalho; – Lazer e trabalho – dificuldade para administração do tempo; – Campanhas de vacinação: tétano; – Prevenção a doenças ocupacionais, como LER/Dort; – Depressão; – Saúde mental e estresse; – Doenças degenerativas no idoso; – Constipação intestinal; – Atividade física; – Saúde da mulher e do homem; – Cuidados com a voz; – Outros.
