Workshop teve a presença de cerca de 200 servidores municipais, representantes de todas as secretarias da Prefeitura

Cerca de 200 servidores municipais, representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Piracicaba, participaram ontem, 7/03, no auditório do Centro Cívico, de workshop sobre o programa Prefeitura sem Papel, que consiste em um sistema de gestão de processos administrativos totalmente digital e integrado, possibilitando ao munícipe acompanhar os pedidos feitos ao Executivo de qualquer lugar do mundo, dando agilidade e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico. Com o funcionamento do programa, a estimativa é gerar economia de R$ 3 milhões por ano à Prefeitura, sem a utilização de papel e toner para impressão de demandas do trabalho em escritório do dia a dia administrativo.

O workshop foi ministrado por Marina Domingos e Fernando Naim, que são, respectivamente, gestora de contrato e coordenador de produto da Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do software do Prefeitura Sem Papel. Compareceram ao workshop, também, os secretários Eugenio Stipp, titular da Semad (Secretaria Municipal de Administração), e Telma Pereira, da Semfi (Secretaria Municipal de Finanças), além do prefeito Luciano Almeida.

Durante o workshop, Marina Domingos explanou sobre a empresa, que existe há 32 anos, e mencionou os resultados obtidos por alguns clientes que já implantaram o sistema, denominado originalmente como Solar BPM. Entre os clientes estão o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que ao adquirir o software foi classificado como o maior projeto de virtualização de processos do mundo; o Governo de Santa Catarina, que teve economia de R$ 29 milhões ao ano, e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, que reduziu em 75% o tempo de tramitação dos processos de alvarás de funcionamento e construção.

"Com esse software há mais transparência para o cidadão, celeridade, otimização de processos, portanto, economia de tempo e dinheiro", falou Marina. E acrescentou. "Temos, inclusive, o aplicativo para os gestores, o que significa, por exemplo, que o prefeito pode assinar algum processo de qualquer lugar que esteja", explicou.

Conforme o prefeito Luciano Almeida, o intuito do programa Prefeitura Sem Papel é proporcionar melhorias no atendimento à população da cidade. "O propósito é dar eficiência para a Prefeitura e na prestação de serviço ao cidadão", disse.

"Esse programa é uma mudança significativa na maneira de trabalhar. E são mudanças inevitáveis, aliando tecnologia e inovação. Com certeza é um marco de como imaginamos a Prefeitura do futuro", afirmou o secretário Stipp.

Secretário Eugenio Stipp, titular da Semad, também participou do workshop

IMPLANTAÇÃO – Além do workshop, outros treinamentos para os servidores constam no cronograma de implantação do software. E ficará disponível, ainda, um curso online para que possam assistir às aulas sobre o funcionamento do sistema. "Temos também uma equipe alocada na Prefeitura para mapear processos de fluxos, para que tudo fique automatizado", contou Fernando Naim.

Segundo a secretária Telma, o workshop e treinamentos são essenciais para a utilização eficiente do software. "O Prefeitura Sem Papel vai ter um impacto grande no dia a dia das secretarias municipais e na sociedade no geral, por isso o entendimento do sistema é fundamental", falou.