O projeto piloto de controle de absenteísmo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) vem sendo testado inicialmente junto aos funcionários lotados na própria secretaria, com apresentações de palestras desenvolvidas por profissionais da área da Saúde que expõe formas de melhorar a qualidade de vida, sem que a pessoa altere seu estilo.

De acordo com a Semad, o objetivo desse trabalho é identificar os problemas que afetam ou influenciam na freqüência direta ou indiretamente do servidor. Com a meta de diminuir o índice de absenteísmo, a administração pretende estender gradativamente palestras a todos os funcionários públicos municipais.

Na última semana, cerca de dez funcionários participaram da palestra que teve como alvo central “cuidados e prevenções de doenças crônicas”. Temas como controle de peso, diabete, hipertensão, vida sedentária, estress no trabalho, foram apontados como causas da má qualidade de vida. A palestra foi ministrada pelas enfermeiras Daniela Salome de Andrade, do PSF (Posto de Saúde da Família) do bairro Chapadão e Elizabeth Aparecida Duarte, do PSF do Mario Dedini I.

A funcionária Salvina das Dores Nunes Coelho que trabalha na Prefeitura há sete anos, acredita que as palestras têm contribuído para sua qualidade de vida. “Sofro com a hipertensão e, graças às indicações, estou melhorando meus hábitos alimentares”.

A enfermeira Elizabeth Duarte, explica que mudanças nos hábitos de vida são difíceis. “Nós pretendemos trabalhar no sentido de prevenir doenças”, enfoca ela, sobre os males provocados pelo excesso de álcool, açúcar e gordura.