Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Servidoras do Semae participam de Congresso de Saúde Mental

Evento aconteceu no último sábado, 22/03, e reuniu especialistas para ampliar a discussão e compreensão sobre transtornos mentais

Por CCS / Publicado em 26/03/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra duas mulheres em pé na frente de um banner que anuncia o "1º Congresso Saúde Mental de Piracicaba: A clínica e a escuta analítica em tempos de siglas". O banner também lista os realizadores e patrocinadores do evento. As mulheres parecem ser palestrantes ou participantes do congresso, pois estão usando crachás. Detalhes adicionais que podem ser observados: * *Local:* O evento parece estar ocorrendo em um espaço de conferências ou centro de convenções, com um palco e assentos para a audiência. * *Vestimenta:* As mulheres estão vestidas de forma profissional, uma com um vestido preto e branco e outra com uma blusa preta e calças bege. * *Organizadores e Patrocinadores:* O banner identifica o Instituto Carlos Mussato como realizador, Vitalità Eclyn Mallos como realizador, SBPM (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais, possivelmente), LLAP (provavelmente uma sigla de alguma organização), e IAC Coaching como patrocinadores. Há também outros logotipos menores no banner, mas não são legíveis na imagem. * *Ambiente:* O ambiente parece ser bem iluminado e organizado, típico de um evento profissional. Em resumo, a foto captura um momento do 1º Congresso Saúde Mental de Piracicaba, mostrando duas participantes na frente do banner do evento. A imagem transmite uma atmosfera profissional e organizada.
Rosilene e Renata, assistentes sociais do Semae, participam do 1° Congresso de Saúde Mental de Piracicaba

O Semae Piracicaba participou do 1º Congresso de Saúde Mental de Piracicaba realizado no último sábado, 22/03, em atividade que acontece das 8h às 18h, no Espaço Beira Rio, por meio das assistentes sociais Maria Renata Pacheco Alleoni e Rosilene Epifanio Roque. O evento reuniu especialistas renomados para debater questões fundamentais da saúde mental contemporânea ao redor do tema A Clínica e a Escuta Psicanalítica em Tempos de Siglas.

O congresso teve como objetivo ampliar a compreensão e a empatia acerca de transtornos mentais por meio da abordagem de siglas amplamente discutidas, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno do Opositor Desafiador), TEA (Transtorno do Espectro Autista), TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), DI (Deficiência Intelectual)  e TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central).

Maria Renata destacou que a participação no evento foi muito positiva. “Durante as palestras pude perceber que nossas ações e intervenções dentro do Semae vem de encontro com as falas dos especialistas das áreas. Além disso, nos deu ainda mais instrumentos para, como profissionais, podermos atender sempre melhor. Quem está ganhando com isso são os servidores do Semae”, destacou.

Rosilene também reforçou a importância de participar do evento. “Agradeço ao Semae pela oportunidade. Vamos poder aplicar com os servidores da autarquia e trazer um ambiente de trabalho cada vez melhor para todos”, completou.

Ronald Pereira, presidente do Semae Piracicaba, lembrou que o congresso teve grande importância para a discussão e troca de experiências sobre práticas e políticas voltadas à saúde mental. “Primeiro gostaria de enaltecer visão da nossa gerência de Recursos Humanos em ter esta atenção de ofertar capacitação a nossa equipe. A participação no congresso reforça o compromisso das profissionais em aprimorar conhecimentos e contribuir para ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores da autarquia”, afirmou.

EVENTO – Promovido pela Vitalità Clínica e Capacite, o 1º Congresso de Saúde Mental em Piracicaba busca oferecer um espaço de aprendizado, reflexão e troca de experiências para profissionais da área, estudantes e interessados em temas de saúde mental. A proposta é ampliar o debate sobre os desafios do manejo clínico e promover maior compreensão e empatia em relação às questões contemporâneas de saúde mental e diversidade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.