O Departamento de Obras e Estradas Rurais, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), continua com os trabalhos de manutenção na estrada PIR-260, que liga Piracicaba ao distrito de Anhumas e é um dos principais corredores para o escoamento da produção rural do município. A PIR-260 tem 32 km de extensão.
Com os serviços de tapa-buracos concluídos na altura do bairro São Joaquim, agora a equipe se concentra no bairro Jiboia. Em trecho que compreende o bairro, foram retirados os borrachudos para a colocação da capa asfáltica. Os borrachudos aparecem, principalmente, nos trechos onde a drenagem é deficiente e o trânsito pesado. Para consertar os locais onde eles se formam é preciso material específico, como rachão e bica corrida, entre outros. Em alguns trechos da Piracicaba-Anhumas, segundo a Sema, tem sido usados até 100 m³ desse material.
Na sequência serão tapados os buracos menores ao longo da estrada, com uso de asfalto frio ensacado. Esta manutenção consiste também em melhorias nos acostamentos e colocação de tubulações de concreto, para escoamento das águas de chuvas.
A Sema informa que também realiza manutenção na estrada Madeireira, que liga à ponte do Canal Torto, e que já estão programados serviços também na estrada Serrote/Formigueiro.
CRIAÇÃO DE COMITÊ – Com o objetivo de manter os 2.600 quilômetros de estradas e as 147 pontes que ligam 127 bairros de Piracicaba em boas condições de tráfego, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, propôs, em encontro realizado no dia 30/06, uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para a criação de um comitê com essa finalidade.
A reunião contou com a participação de representantes da Prefeitura, de usinas de cana-de-açúcar e de empresas que utilizam constantemente as estradas rurais. Segundo o secretário da Sema, Waldemar Gimenez, o desgaste das estradas é ocasionado pelo intenso tráfego, principalmente de treminhões.
Para Gimenez, por meio do comitê será possível viabilizar recursos para a melhoria dessas estradas. "A receptividade dos participantes em torno da formação do comitê foi positiva, pois todos sofrem com os problemas. Unindo forças e recursos poderemos ter resultados melhores", disse.