A partir de hoje, sexta-feira, 1/12, os serviços de capinação e corte de mato, manutenção de parques e áreas verdes e de manejo arbóreo (poda e remoção de árvores) foram incorporados às competências da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel).
Os serviços, que antes eram atribuições da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), passam a integrar as atividades consideradas de zeladoria dentro da Semozel, conforme determinado pela Lei 9.877, sancionada em novembro de 2022, que alterou organogramas de pastas do Executivo.
“A partir de hoje, 1/12, estamos, formalmente, concluindo a transição dos serviços de capinação, poda e supressão e os serviços de gestão e manutenção de parques e áreas verdes para a Semozel, por conta dessa mudança nas estruturas das secretarias. Porém, os pedidos de intervenções em árvores seguirão direcionados primeiro à Simap, passando pelos nossos técnicos, que farão vistoria, identificando os serviços necessários, e só depois encaminhará para a Semozel”, explica Alex Gama Salvaia, titular da Simap.
Sendo assim, conforme descrito nos incisos V e VI, artigo 26, da referida Lei, fica a cargo da Semozel a “elaboração de projetos, implantação, conservação, manutenção de áreas verdes, parques, praças, jardins públicos, centros de lazer e logradouros públicos e a administração e conservação de parques, praças, jardins públicos e execução de serviços de manejo arbóreo”.
A Simap, porém, terá uma divisão específica de manejo arbóreo, que compreende o Viveiro Municipal, sendo responsável, assim, pelo plantio de árvores na cidade.