Piracicaba, 04 de junho de 2020 – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Gerações, juntamente com Centro de Artes e Ofícios (Caof) e a Equipe Volante realizam amanhã (5) e no dia 12 de junho o Projeto Caipiracicabano no Lar das Ruas e na Casa de Passagem respectivamente. O projeto promoverá dentro dos próprios espaços um circuito de ações e informações sobre Piracicaba e alguns dos seus símbolos e culturas mais presentes.

A ação também apresentará os trabalhos desenvolvidos em ambos os espaços ao longo do período que o Gerações está desenvolvendo atividades às pessoas em situação de rua que estão em isolamento nos dois locais. Dentre os trabalhos desenvolvidos com os usuários estão dança, música, esporte, dinâmica de grupos, produção de artesanato e cinema. Todas as atividades, conforme explica a proposta de trabalho do SCFV têm o objetivo de “Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, contribuindo para o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e protagonismo social”.

Por meio de atividades lúdicas, o lugar onde o peixe pára será contado, dando informações sobre a história de locais e de símbolos da cidade como a piracema, o Rio Piracicaba, a Noiva da Colina, a Ponte Pênsil, o Hino de Piracicaba, o Engenho Central, o Aquário Municipal, a Rua do Porto, o Largo dos Pescadores e a Casa do Povoador, os balões.

Além do Gerações, equipes do Centro de Artes e Ofícios (Caof) também atuam nos dois espaços com a finalidade de despertar habilidades dos usuários por meio de oficinas como cabeleireiro e manicure, por exemplo. Ambos os serviços públicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social são executados em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac). Nas atividades do Projeto Caipiracicabano, integrantes da Equipe Volante, outro serviço da Smads em parceria com o Cesac também estarão presentes.

O Lar das Ruas e a Casa de Passagem são dois locais que abrigam pessoas em situação de rua durante o período da pandemia, em que o isolamento social é importante para contenção da transmissão. O Lar funciona no Ginásio do Jaraguá desde 06/04 e foi especialmente preparado para este período, ofertando atendimento socioassistencial, quatro refeições diárias e acompanhamento médico e odontológico. Os alojamentos homem e mulher são separados e respeitam o distanciamento recomendado. Atividades de terapia ocupacional e de lazer e esportes também são ofertados no Lar.

Já a Casa de Passagem é um serviço estruturado da Smads de atendimento à população em Situação de Rua. Originalmente ela atende diariamente pessoas em situação de rua para pernoite, alimentação e banho e funciona das 19h às 7h é executado em parceria com a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba – Casa de Passagem. Neste período de pandemia ele foi reorganizado para atender as pessoas em situação de rua que estão lá isoladas desde 27 de março, quando chegaram para dormir e foram convidados para ficarem alojados em quarentena no espaço, com a condição de não evadir do local. O local também é monitorado por equipes de saúde e também tem atividades diversas para os usuários.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076