Piracicaba, 04 de abril de 2018 – Um presente de Páscoa chegou para a família Pereira da Silva na última quinta-feira (29), quando Sebastião, o pai, encontrou Raquel, a filha, e depois de 47 anos os dois se abraçaram. Com a colaboração da Guarda Civil e da Semdes, por meio dos serviços Albergue Noturno, Seas e Centro Pop, pai e filha puderam passar o feriado juntos, depois de uma vida inteira, separados.

Sebastião Pereira da Silva chegou em Piracicaba de ônibus à procura de irmãos e em busca de um tratamento para sua quase cegueira, possivelmente causada por uma catarata, explica a assistente social do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em situação de Rua), Úrsula Graziele Fontoura de Oliveira. Ao chegar na Rodoviária, Silva foi pedir informações para Guardas Civis, que o levaram à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) para que o auxiliassem na sua busca.

Silva foi encaminhado, então, para o Albergue Noturno, passou a noite e no outro dia, foi levado pelo Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) ao Centro Pop, quando começou a busca aos irmãos. Sem sucesso na busca dos irmãos, as assistentes sociais pensaram na filha, que ele achava que morava em outra cidade. Com o nome em mãos dela, pesquisaram no sistema interno da Secretaria e localizaram-na. Munidos do endereço, Silva e Úrsula foram encontrar Raquel, mas ela já não morava no mesmo endereço. “Mesmo assim tivermos a sorte de encontrar um conhecido da filha, que nos levou à casa de Raquel e o encontro se efetivou”, explica Úrsula

Raquel Pereira da Silva, hoje com 54 anos, relatou não ver Silva desde a separação dos pais, há 47 anos e explicou que há 12 anos o procura, desde quando a mãe faleceu. O reencontro foi muito bom para ela, que pretende abrigar o pai e auxiliá-lo no tratamento oftalmológico. Silva, além da filha, também reencontrou um dos irmãos e ainda descobriu que tem cinco netos e bisnetos e segue feliz por encontrar a família.

Albergue Noturno –

Albergue Noturno – Serviço da Semdes, executado em parceria com o Núcleo Espírita Vicente de Paula, tem como objetivo acolher provisoriamente com privacidade, migrantes, trecheiros – intinerantes, e imigrantes, de ambos os sexos ou famílias, em situação de rua e ausência de residência, ou, em trânsito no município e sem condição de auto sustento.

SEAS – O Serviço Especializado em Abordagem Social, serviço da Semdes em parceria com o Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami) é realizado por equipe técnica especializada em identificar a presença de pessoas em situação de rua no município e ofertar serviços da rede da assistência social e demais políticas públicas. O Serviço realiza a busca ativa nos territórios onde há incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Dentre seus objetivos está a promoção de ações para reinserção familiar e comunitária.

CENTRO POP – Serviço da Semdes destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar o Serviço Especializado, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares, construção de outros projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076