Imagem de atendimento da usuária com deficiência auditiva
Em atendimento, interprete intermedia conversa entre a usuária e a assistente social do Cras

Os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) contam, a partir de agora, com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais) no atendimento. Trata-se da plataforma ICOM, disponível pelo setor público de Piracicaba desde 2021, que agora foi ampliado para as unidades de Cras, Creas, Centro Pop, Estação Idoso e serviços executados em parceria com organizações sociais.

A plataforma é simples e prática e permitirá que a pessoa surda se conecte com o intérprete de Libras, que intermediará a conversa entre o usuário e o profissional. “A Libras possui gramática própria; existem dialetos e regionalismos como variações linguísticas”, explica Joanderson Gomes dos Santos, do ICOM Conecta.

Em atendimento no Cras Jardim São Paulo, Jacira Gonçalves da Silva, 34 anos, que é deficiente auditiva, aprova a acessibilidade que garante ao atendimento melhor comunicação entre o usuário dos serviços e o profissional. “Este é um grande suporte para me comunicar. Às vezes vou no banco ou em outros serviços, mas a comunicação é muito difícil; por mais que eu entenda a escrita, encontro maior facilidade quando me comunico por Libras. O ICOM é um sistema que inclui a pessoa em qualquer lugar”, ressalta.

A plataforma está disponível para o atendimento a usuários, eventos, treinamentos e palestras. Ela opera todos os dias da semana, 24 horas por dia, com mais de 100 intérpretes.

DADOS – Segundo o IBGE de 2010, 16.937 pessoas em Piracicaba declararam ter limitações auditivas; dessas, 715 não conseguem ouvir de modo algum; 3.469 tem grande dificuldade para ouvir e 12.753 pessoas tem alguma dificuldade para ouvir. No Cadastro Único do município (agosto/2024), 993 pessoas se declararam surdas.