Os serviços da Prefeitura de Piracicaba no Poupatempo estadual passam a ser feitos somente no Centro Cívico a partir da próxima segunda-feira, 01/07. O atendimento inclui serviços da Dívida Ativa e o cartão PiraCidadão, que passam a ser feitos somente no Térreo 2 da sede da Prefeitura, localizada na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2.233, na área central.
A partir de segunda, não haverá mais atendimento da Prefeitura no Poupatempo estadual, localizado na Praça José Bonifácio, no Centro. Os principais serviços da Prefeitura que estão sendo transferidos para o Centro Cívico inclui a consulta de débitos do município, segunda via de tributos, parcelamentos de dívidas do município, transferências de pontuação de multas de trânsito, além do cadastramento do cartão PiraCidadão.
A mudança para a Praça de Atendimento da Prefeitura vai permitir que os contribuintes tenham um atendimento por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento prévio, o que facilita para o cidadão e é um dos motivos que leva a população dar preferência ao atendimento no Centro Cívico.
Além disso, com a centralização de todo atendimento ao público diretamente na Prefeitura, o objetivo é oferecer um atendimento mais rápido, com menos espera, uma vez que no local há mais mesas de atendimento, principalmente para assuntos tributários, que são os mais demandados pela população para atendimento presencial.
SERVIÇOS ONLINE – Além do atendimento presencial, diversos serviços municipais estão disponíveis online pelo sistema Prefeitura Sem Papel. Para utilizar o Programa Prefeitura Sem Papel, o munícipe deverá fazer um cadastro. Além dos dados básicos, deverá indicar um endereço de e-mail, ferramenta pela qual se dará a comunicação oficial entre o Executivo e o cidadão. O cadastro pode ser feito pelo link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/ ou no Térreo 2 do Centro Cívico.
Após o cadastro, o cidadão poderá solicitar vários serviços municipais de maneira online, como: débito e parcelamento de IPTU; abertura de empresas; solicitação de alvará para reforma e construção; cartão de estacionamento para idoso e Pessoas com Deficiência (PcD); registro de profissionais autônomos; alvará de funcionamento (solicitação e renovação); Isenção de IPTU, solicitação de serviços diversos como cata cacareco, poda de árvore, buracos em vias; serviços de mobilidade urbana; serviços de zoonoses como castração e recolhimento de animais, entre outros.