Rafael Godoi explica detalhes do funcionamento do app ao comandante da Guarda Civil, Sidney Nunes
Rafael Godoi explica detalhes do funcionamento do app ao comandante da Guarda Civil, Sidney Nunes

A Prefeitura de Piracicaba disponibiliza agora o acesso a serviços da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo cadastro do Cartão PiraCidadão. Agora, os moradores vão poder fazer uma série de solicitações de ocorrências da Guarda Civil diretamente pelo aplicativo PiraCidadão. Serão sete serviços disponíveis, entre eles o de perturbação de sossego público, direito animal e fiscalização de trânsito. Além de poder fazer a denúncia diretamente pelo aplicativo, a pessoa também poderá acompanhar o andamento e conclusão da ocorrência por ele.

Os serviços disponíveis são: Perturbação de sossego público; Fiscalização de ambulantes; Fiscalização de área verde; Fiscalização de trânsito; Direito animal; Fiscalização de postura e Patrulhamento aquático.

COMO ACESSAR – Quem já tem acesso ao aplicativo PiraCidadão, na página inicial, basta clicar no botão de “Solicitações”, e em seguida, no botão da “Guarda Civil” para ter acesso aos serviços de segurança pública.

Para se cadastrar no PiraCidadão, a solicitação deve ser feita pelo site do serviço (https://piracicaba.cartaocidadaoconectado.com.br) ou pelo aplicativo PiraCidadão (disponível para Android e IOS). É necessário ter em mãos o RG, CPF e comprovante de endereço em seu nome (conta de luz, água, telefone fixo, IPTU, correspondência bancária ou contrato de locação devidamente assinado e autenticado em cartório por ambas as partes). O passo a passo de como fazer o cadastro está disponível no site do cartão.

O Cartão Pira Cidadão abrange todos os serviços públicos oferecidos pelo município, em esferas estadual e federal, como o Bolsa Família e o Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento funciona como uma identidade do cidadão de Piracicaba e permite, ainda, o agendamento de consultas na rede municipal, retirada de medicamentos e acesso a serviços de educação, cultura e esporte.

As solicitações de fiscalização da Guarda Civil podem ser feitas, também, pelos telefones 153 ou 3422-0200 (Pelotão Ambiental).