Na imagem, pessoas idosas sentadas, rindo durante a oficina sobre Elias dos bonecos
Idosos do CCInter compartilham histórias sobre Elias dos bonecos

O mês de agosto foi festivo para os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Crianças, adolescentes, pessoas idosas e famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência Intergeracional (CCInter) participaram de atividades em homenagem aos 256 anos de Piracicaba.

Oficinas, rodas de conversa, brincadeiras, contação de histórias, cinema com imagens antigas e visitas a pontos turísticos integraram a programação da cidade. As unidades do CCInter reuniram crianças e adolescentes em passeios no Aquário Municipal, onde tiveram a chance de aprender sobre as espécies de peixes, distribuídas em aquários e lagos, com vista privilegiada para o salto do rio Piracicaba e no prédio que abriga o Museu da Água, rico em detalhes arquitetônicos, paredes de pedra e antigas tubulações de ferro.

Miguel Lohman, 07 anos, aponta para a arraia no lago do Aquário Municipal

Miguel Lohman, 07 anos, ficou encantado com a arraia em um dos lagos do aquário. “Eu nunca tinha visto uma arraia tão pertinho”, disse, apontando as diferenças entre as duas arraias que estavam próximas.

Daniel Ferraz, falando aos idosos do CCInter sobre educação ambiental, na Biblioteca Pública Municipal

Outro local visitado foi a Biblioteca Pública Municipal. Lá, o grupo de pessoas do CCInter conheceu as instalações do local e participou de palestra lúdica com Daniel Ferraz, que falou sobre educação ambiental, de forma interativa e dinâmica, abordando as informações com poesia e música. “Fiquei surpresa com tudo o que aprendi; este lugar é novo pra mim”, contou Benedita de Araújo Pais, 69 anos.

Maria Ada Alves, 83 anos, conta a história de quando conheceu Elias dos bonecos

A unidade Jaraguá também reuniu idosos na oficina sobre Elias dos bonecos. A atividade foi organizada pela educadora social que se vestiu de boneco para um bate papo com o público. “Vocês conheceram o meu pai, aquele que fazia os bonecos na beira do rio?”. A partir da pergunta, várias histórias foram contadas. Maria Ada Alves, 83 anos, foi moradora da Rua do Porto e contou com orgulho que conheceu Elias, antes de ele perder a voz, após uma doença. “Meu filho adorava vê-lo fazendo os bonecos. Para ele, sua arte ajudaria a proteger o rio, porque vendo os bonecos de longe, as pessoas pensavam ser gente”, disse.

Famílias do Cras, durante atividade

Nos Cras, as ações na comunidade aconteceram por meio de rodas de conversa sobre a história de Piracicaba, vínculos, lembranças e festividades. A unidade do Mário Dedini, reuniu usuários do serviço e moradores locais para uma festa, com direito a apresentação cultural e de ginástica rítmica, brincadeiras coletivas e contação de história em celebração ao aniversário de Piracicaba.

As atividades foram realizadas por todas as unidades de atendimento dos Cras e CCInter, visando promover o convívio grupal, comunitário e social, fomentar o diálogo, além de possibilitar a interação entre as faixas etárias e permitir a valorização cultural.

Palavras-chave: Cras; CCInter; criança; adolescente; pessoa idosa; Smads; Piracicaba.