Portal do Município de Piracicaba

Serviço de táxi adaptado já funciona em Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 23/11/2016
Tempo de leitura: 4 minutos.

O primeiro táxi adaptado para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Piracicaba já ficou pronto. A Chevrolet Spin prata, equipada com rampa, espaço para cadeira de rodas e cintos de segurança especiais, taxímetro, entre outros itens, atenderá no ponto da Santa Casa. O serviço foi criado em abril deste ano, após assinatura de decreto pelo prefeito Gabriel Ferrato. A iniciativa é mais uma das ações do Plano Diretor de Mobilidade do município de Piracicaba. “O objetivo dessa iniciativa é melhorar a qualidade de vida e a mobilidade e, dessa forma, promover a inclusão das pessoas com deficiência em todos os segmentos de nossa sociedade”, justificou Ferrato.

Jorge Akira, prefeito Gabriel Ferrato e o taxista Noedir Andriotta mostram Spin adaptada

O proprietário do táxi, Noedir José Garcia Andriotta, 50, engenheiro mecânico aposentado, decidiu investir no negócio assim que leu a notícia sobre a criação do serviço. “Achei legal a proposta. Me aposentei, mas queria trabalhar com algo que rendesse algum dinheiro, mas que também atendesse a comunidade”, explicou Andriotta. O taxista conta que os seis permissionários do serviço já se associaram à Cooperativa de Taxistas e estão muito unidos e dispostos a oferecer um trabalho diferenciado na cidade.

Segundo Andriotta, o serviço de adaptação na Chevrolet Spin feito em São Paulo foi rápido, levou aproximadamente 10 dias. “É feito o rebaixamento do assoalho, instalada uma rampa e os cintos de segurança que prendem a cadeira, de quatro pontas, e o do passageiro, de três pontas”, detalhou. “Quando a rampa não é acionada, é um carro normal”.

De acordo com Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transportes (Semuttran), que será a responsável pela instalação e fiscalização do serviço, o valor da tarifa será a mesma praticada pelo táxi comum. Akira destacou a importância de mais uma opção de transporte para pessoas com mobilidade reduzida. “Recebemos solicitações e sugestões para disponibilização deste serviço, que vai proporcionar conforto nos deslocamentos de lazer, atendimento médico e outras necessidades”, disse.

O sorteio que definiu os permissionários foi realizado no sábado, 17/09, no Anfiteatro do Centro Cívico. No ponto da Santa Casa, além de Andriotta, atuará também Dorival Egídio Serrão Gomes de Sá. Os outros pontos foram sorteados para Everton da Silva Ferreira e Denizal José Maria Pompeu (avenida Pazinato Sturion, próximo ao Hospital Unimed) e Carlos Eduardo Ferreira Pacheco e Silvio Alves de Macedo (ponto próximo ao Hospital dos Fornecedores de Cana, na rua Barão de Valença).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.