O secretário de Educação, Bruno Roza, acompanhado de sua equipe pedagógica, participou de uma reunião no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para avaliar os resultados das oficinas realizadas ao longo de 2024 com os alunos dos 5º anos matriculados no ETI Pira (Escola em Tempo Integral).

A imagem mostra sete adultos em pé em uma sala de aula. Há quatro mulheres e três homens. As mulheres estão usando roupas diferentes, incluindo uma camiseta e calças, um vestido comprido e um macacão laranja. Os homens estão usando camisas sociais e calças. Todos eles parecem estar sorrindo para a câmera. Há cadeiras e mesas na sala de aula. O fundo é uma parede azul escura. A iluminação é brilhante e parece ser uma foto tirada durante o dia.A imagem parece ser uma foto de um grupo de professores ou funcionários de uma escola. Pode ser uma foto tirada para um anúncio da escola ou para o site da escola.
Equipe da SME esteve no Senac para apresentação de resultados da parceria em 2025

Uma pesquisa conduzida pela instituição com os professores referência das 39 turmas de 18 escolas municipais em período integral teve adesão de 30 docentes. Entre os indicadores apresentados, 70% dos professores apontaram aumento na frequência dos estudantes após o início da parceria; 63% observaram maior comprometimento dos alunos nas atividades escolares, especialmente no ensino regular; 50% destacaram melhorias no comportamento, e 53% identificaram avanços na comunicação dos estudantes.

As oficinas, realizadas duas vezes por semana para cada turma, somaram 1.170 encontros e uma carga horária total de 3.660 horas desde abril. Os temas abordados incluíram linguagens artísticas, sustentabilidade, fortalecimento de vínculos e cultura de paz.

A imagem mostra uma sala de aula com várias pessoas sentadas em cadeiras giratórias laranja. Duas mulheres estão apresentando na frente de uma tela interativa branca. As mulheres estão em pé, uma usando um vestido laranja e a outra usando calças bege e uma camisa preta. Os participantes estão sentados em grupos de dois, em mesas individuais com tampos quadrados. As mulheres que estão sentadas estão viradas para a tela. Há também duas mulheres sentadas na parte de trás da sala, uma delas com cabelos ruivos. Na parede, atrás do apresentador, há um quadro branco com alguns pontos de bullet. A sala de aula é limpa e bem iluminada.
Senac apresentou resultados de uma pesquisa feita com professores da rede municipal

Renata Prates e Erick Andrade, do Senac, foram responsáveis pela apresentação dos dados na reunião e de uma nova proposta para continuidade do projeto em 2025.

O secretário de Educação, Bruno Roza destacou: “Esses dados evidenciam como as parcerias certas podem transformar a rotina nas escolas, fortalecendo o aprendizado, incentivando o desenvolvimento pessoal e preparando nossas crianças para os desafios da vida de maneira significativa.”

A imagem mostra quatro adultos sentados em cadeiras laranja em uma sala de aula. Duas mulheres e dois homens. Duas cadeiras com mesas individuais e duas cadeiras sem mesas. Uma mulher está sentada à esquerda da imagem, vestindo uma camisa branca e jeans. Ela tem cabelos loiros e está olhando para baixo. Outra mulher está sentada à direita da primeira mulher, usando uma blusa branca e calças bege. Ela tem cabelos castanhos e está olhando para a frente. Do lado direito estão dois homens, um de camisa azul e calças pretas, que está gesticulando e falando, e outro de camisa branca e calças pretas, que está ouvindo. Parece uma reunião ou discussão em um ambiente de sala de aula. O chão é claro e a sala de aula está organizada.
Reunião contou com a presença do secretário de Educação, Bruno Roza, e do gerente do Senac Piracicaba, João Carlos Goia

Elaine Galani, coordenadora do ETI Pira, ressaltou a relevância dos resultados para o fortalecimento do projeto de ensino integral, destacando que os dados comprovam a eficácia de práticas que promovem não apenas a aprendizagem acadêmica, mas também o desenvolvimento social e emocional dos estudantes.

“Muito do que discutimos sobre os desafios da educação, especialmente com os jovens, passa por esse viés de uma formação antecipada, que desenvolve e facilita o autoconhecimento e a consciência do mundo e da sociedade”, afirmou João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba.