A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) vai ampliar a venda do bilhete nos pontos de comércio, aumentando de 220 para cerca de 500, oferecendo melhores margens de comercialização aos comerciantes. Este é o resultado da reunião de ontem (05) entre os representantes da Semuttran e da Aetup para proporcionar aos usuários condições de adquirir o bilhete com mais facilidade.
Outra decisão tomada pela Semuttran e o Centro de Comunicação Social da Prefeitura foi reeditar a campanha do cartão TIP, com a distribuição de folhetos e a veiculação de mensagens nas rádios da cidade. A campanha terá o apoio da Aetup, como aconteceu no ano passado, sempre na defesa do interesse do usuário em ter acesso fácil ao transporte coletivo.
O incentivo ao uso do cartão TIP e a oferta da venda a bordo são comodidades oferecidas aos usuários do sistema. Empresas e Semuttran trabalham para combater a invasão e a evasão de receita no transporte público da cidade. No combate à invasão houve a participação da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Para reduzir significativamente a evasão foi implantada a venda a bordo e estão em instalação câmeras de segurança nos ônibus.
TRANSPORTE PÚBLICO
COMO PRIOTIRADE
AÇÕES EFETIVADAS* melhoria da frota para dar mais conforto aos usuários; no período de 2005 a 2007 houve a substituição de 37 veículos. Para este ano, foram substituídos de veículos novos e a inclusão e 08 novos veículos (aumento de frota) para operação do novo Terminal de Ônibus do São Jorge e Região.
* implantação da venda a bordo para possibilitar ponto de venda alternativo aos das bilheterias dos terminais.* readequação das linhas e dos horários, ofertando mais horários aos usuários, nos locais onde houve crescimento efetivo da demanda e reduzi-se horários com ociosidade.
* instalação de 22 estações de conexões, 50 novos abrigos, além de reforma e manutenção dos já existentes.* reforma e revitalização dos terminais de passageiros; construção de novo piso e reforma do Terminal da Paulicéia.
* construção do novo Terminal de Ônibus do São Jorge e Região, que prevê atendimento de 32 mil pessoas.
Todas estas ações visaram proporcionar aos usuários do sistema maior conforto e segurança, e tem por objetivo recuperar o número de passageiros. Havendo esta recuperação, com combate à invasão e à evasão, será permitido minimizar reajustes no futuro, tornando a tarifa sempre acessível ao usuário.