A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), continua com as obras de adequações em vias na área urbana, com o intuito de melhorar a mobilidade no município. Atualmente, estão em execução as obras de remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra, entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros e avenida Armando de Salles Oliveira, remodelação da rua Cardeal Arcoverde x rua Luther King, no Nova Piracicaba.

Na Praça Antônio de Pádua Dutra serão implantadas 62 novas vagas de estacionamento, sendo 31 para automóveis e 31 para motocicletas, com acesso, por meio da praça, para a rua Moraes Barros. A previsão é que o término seja dia 7/10.

Já na remodelação da rua Cardel Arcoverde x rua Luther King, a rotatória que hoje é somente em sinalização horizontal (marcações feitas diretamente no asfalto) passará a ter sinalização física (guia/sarjeta), com previsão de conclusão em cerca de dois meses. “Desta forma, é melhor para direcionamento dos condutores de veículos e também vai dar mais segurança aos pedestres”, explicou Evandro Sotto, engenheiro da Semuttran.

Imagem de dois homens, com enxadas nas mãos, trabalhando em rua para a construção de guias e serjetas
Remodelação da rua Cardeal Arcoverde x rua Luther King já começou

MAIS – Também estão programadas obras de alargamento da avenida Marins x rua Santo Morato e de alargamento das avenidas Jaime Pereira e Rui Teixeira Mendes, com ciclovia. Além delas, constam no cronograma a construção de faixa de conversão no canteiro central da avenida Cássio Paschoal Padovani, com a rua Alberto Nepomuceno; aumento do canteiro central na avenida Com. Luciano Guidotti x rua Antonio Keller; aumento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite x rua Lavinio Pompeu, construção de passeio (calçada) em diversos pontos de ônibus, readequação das bocas de lobo das ciclofaixas, instalação de gradis em ruas/avenidas, prolongamento da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni, estacionamento e rotatória na avenida Luciano Guidotti e rua Sebastião Pinto Salgado.

“Os projetos que elaboramos para melhorias no sistema viário incluem a construção de canteiros, minirrotatórias, remodelação para criação de vagas de estacionamentos e adequação geométrica de diferentes pontos, com o intuito de proporcionar mais segurança, conforto e fluidez no trânsito. A todo momento temos novas demandas que são analisadas pelo Departamento de Engenharia da Semuttran e ano a ano, então, implantamos vários projetos que melhoram a geometria das vias, sempre visando a segurança de todos”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Imagem de caminhão e trator em serviço para a remodelação de praça da cidade
Obras de remodelação da Praça Dutra, conhecida como Praça do Rolo, continuam – Foto Justino Lucente

CONCLUÍDAS – Já foram concluídas as obras de abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale e de construção da rotatória na avenida Comendador Luciano Guidotti x rua Sebastião Pinto Salgado.

O investimento no pacote de obras é de R$ 3.669.404,55, incluindo mais de dez intervenções em diferentes bairros. O prazo de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação é de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Em alguns casos de obras de projetos de sistema viário, é necessária a supressão de árvores, porém, isso já havia sido planejado, portanto, como compensação ambiental, a Prefeitura realizou, por meio da Simapi (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), nos meses de junho e julho o plantio de cerca de 11 mil mudas de árvores nativas na área urbana do município. Além disso, novas áreas para plantio de espécies nativas podem ser indicadas.