A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), reformou 35 totens dos seis terminais de integração de ônibus da cidade. A conclusão dos serviços aconteceu na segunda quinzena de janeiro. O investimento foi de R$ 13 mil.
Os totens ficam estrategicamente instalados nos terminais e possuem informações para orientação dos usuários do transporte público coletivo. “São dois tipos de totens. Os informativos e os auxiliares. Nos primeiros temos as informações básicas de localização, como indicação de banheiros e acesso a cadeirantes. Já nos segundos, o objetivo é alertar os usuários sobre a segurança ao transitar nos terminais, como atravessar na faixa, andar sempre de mãos dadas com crianças, entre outras”, explicou a titular da Semuttran, Jane Franco.
De acordo com ela, os totens foram reformados devido ao desgaste proveniente do tempo e também por conta de ações de vandalismo. “Pedimos aos usuários que nos ajudem a proteger o bem público, porque tivemos muitos desses totens quebrados ou com os adesivos rasgados”, afirmou Jane.
Atos de vandalismo são enquadrados como crime e a pena é detenção de seis meses a três anos, além de multa, conforme o inciso III do artigo 163 do Código Penal, que dispõe sobre essa prática “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista (redação dada pela Lei nº 5.346). As denúncias de atos de vandalismo podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil.
“Quem presenciar algum tipo de vandalismo deve denunciar à Guarda Civil Municipal, sendo que existem guardas em todos os terminais de ônibus do município”, comentou a responsável pela Semuttran.