A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) realizou na manhã de hoje, sexta-feira, 25/08, uma ação especial de escolta de um coração para um procedimento de transplante em São Paulo capital. Agentes da Pasta acompanharam a ambulância do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas) com o órgão durante todo o percurso, que teve início na Santa Casa de Piracicaba rumo ao estádio municipal Barão da Serra Negra, onde estava o helicóptero para levar o coração ao destino final. A equipe da Semuttran organizou o trânsito para que o veículo pudesse trafegar pelas vias da cidade de forma breve e segura, já que o órgão deve ser implantado em outro corpo em até quatro horas.
O trajeto feito pela ambulância passou pelas ruas Visconde do Rio Branco e Riachuelo, avenida Independência e rua Treze de Maio, totalizando cerca de 5km em quatro minutos. A ação especial foi coordenada pelos supervisores de trânsito Ronaldo Tonieti e André Mendes, sob gestão da titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a pedido do primeiro vice-provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão.
A doadora foi uma mulher de 47 anos, cuja identidade permanece em sigilo. Com o consentimento da família, ela se tornou doadora de múltiplos órgãos após seu falecimento e, entre eles, o coração.
Toda a ação foi viabilizada por meio de parceria entre a Santa Casa de Piracicaba e a OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Unicamp e o Hospital das Clínicas – Incor, de São Paulo.
Além do coração, a equipe da OPO da Unicamp realizou a logística de transporte do fígado e das córneas para Sorocaba, e do rim para a Unicamp, em Campinas, dando esperança de vida a outros pacientes.