A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) faz alterações no conjunto semafórico que fica no entroncamento da avenida Pádua Dias com a avenida Comendador Pedro Morganti, na rotatória da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), a partir de hoje, terça-feira, 30/05. Para melhorar o fluxo de veículos naquela região, serão instaladas câmeras que farão a detecção de veículos: duas nas alças das rotatórias, uma para visualizar os veículos que acessam a avenida Comendador Pedro Morganti e outra para veículos que saem da avenida Pedro Morganti.
Alterações ocorrem a partir desta semana em vias nas proximidades da Esalq – Foto Justino Lucente
“Essas câmeras substituem o laço detector, que é o sistema eletromagnético instalado no pavimento. Com esse sistema inteligente, se não houver veículos nas conversões no mesmo instante, o semáforo permanece livre, ou seja, sem necessidade de paradas desnecessárias, melhorando o tráfego. Passam pelo local cerca de 22 mil veículos por dia, portanto, com este sistema teremos melhoria na fluidez do trânsito", explicou Ricardo Piton, chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran. Também fazem parte destes ajustes a retirada do semáforo situado na saída da Esalq, de modo que os veículos poderão se deslocar nos momentos em que o semáforo para a avenida Pádua Dias estiver vermelho.
Mudança no sistema semafórico, com instalação de câmeras, visa gerar maior fluidez no trânsito – Foto Justino Lucente
Quanto aos semáforos para pedestres situados no entroncamento da avenida Pádua Dias com a avenida Comendador Pedro Morganti, eles serão mantidos e continuam operando com acionamento pelo botão, evitando, também, a parada desnecessária de veículos quando não houver pedestres aguardando para a travessia. “Com o constante aumento de veículos em circulação na malha viária de Piracicaba, sempre há necessidade de ajustes no parque semafórico da cidade, principalmente se utilizando de inovações tecnológicas”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco, acrescentando que outros conjuntos semafóricos da cidade passarão por modernização, objetivando melhorar a fluidez dos veículos e da segurança dos pedestres.