Com a proposta de educar para um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), realizou 16 ações em diferentes locais do município e com variados públicos, na Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25/09. O tema desta edição foi Juntos Salvamos Vidas. Além de ações de orientação, houve fiscalização e também autuações. As ações ocorreram em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.

Concurso Amigos do Trânsito: todos os premiados com as autoridades presentes (Foto: Isabela Borghese)

Ao longo da semana foram realizadas ações de conscientização e fiscalização nas principais vias da cidade, como a avenida Beira Rio, avenida Carlos Botelho, avenida Centenário, avenida Armando de Salles Oliveira, avenida São Paulo e avenida Doutor Paulo de Moraes. Em uma operação com a Polícia Rodoviária, para fiscalização de motos, foram fiscalizadas 36 motocicletas e registradas 26 autuações. Em outra ação, mas junto do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), foram feitos 632 testes de bafômetros.

Diversas ações aconteceram em parceria com a Polícia Rodoviária

Houve, ainda, fiscalização de veículos escolares em diversas instituições de ensino do município, além do recolhimento de 15 veículos com características de abandono em ruas de oito bairros de Piracicaba: Jardim Oriente, Nova América, Jardim Pacaembu, Bosque da Água Branca, Vila Independência, Jardim Petrópolis, Jupiá e Santa Rosa.

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Piracicaba foi com a 2ª Caminhada pela Paz no Trânsito, no domingo de manhã, no Engenho Central, com a participação de cerca de 1000 pessoas. A realização foi do Sest/Senat Piracicaba, com apoio da Semuttran e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas). Na ocasião, agentes da Semuttran passaram aos presentes orientações referentes a ponto cego de ônibus quanto a ciclistas e motociclistas.

Ação educativa aconteceu durante caminhada de encerramento da Semana

“A Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade de sensibilizar os motoristas quanto à educação no trânsito, que é essencial para evitarmos acidentes e para que vidas sejam salvas. Nosso trabalho é sempre com esse propósito, de termos vias mais seguras para o tráfego de veículos e pedestres”, disse a secretária da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

CRIANÇAS – As crianças também foram contempladas na Semana Nacional de Trânsito, com a premiação do concurso cultural Amigos do Trânsito, cujo tema foi Ciclista Legal, direcionado a estudantes de escolas públicas e privadas de Piracicaba, e de oficina de manutenção de bike no Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito). Também fez parte do cronograma de atividades o passeio ciclístico Café com Leite, no sábado, 24/09, para destaque da campanha Lonjura que Salva, criada para conscientizar os motoristas sobre a distância de 1,5 metro durante ultrapassagem de ciclistas, conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

“Iniciamos as orientações com as crianças, para que cresçam adultos mais conscientes e também fiscalizem os pais e familiares. Para um trânsito mais seguro é necessário que todos se comprometam em respeitar as leis”, falou Ricardo Piton, chefe da Divisão de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran.

Cerca de 1000 pessoas participaram da segunda edição da Caminhada Pela Paz no Trânsito