A inciativa visa uma melhor condução da 2ª etapa da campanha “Sinal Aberto pra Vida”, que tem como meta aumentar a conscientização dos motociclistas no trânsito
A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran), com apoio do Sest – Senat, Honda/Aversa, Cerest e Ciretran e principalmente do CTH – Indaiatuba, promoveu na 6ª feira (07), o 1º curso para “Instrutores de Motociclistas” no Centro de Treinamento Honda. A inciativa visa uma melhor condução da 2ª etapa da campanha “Sinal Aberto pra Vida”, que tem como meta aumentar a conscientização dos motociclistas no trânsito.
Neste 1º curso participaram 25 pessoas entre e Instrutores dos Centros de Formação de Condutor, agentes de trânsito, guardas civis e policiais militares. A 2ª turma já está com data programada para o dia 04 de abril e as inscrições podem ser realizadas na Semuttran.
O curso de Pilotagem foi ministrado pelo CTH de Indaiatuba com duração de 8 horas/aula divididos em aulas teóricas e aulas praticas, com utilização de simuladores de pilotagem que possibilitam aos motociclistas vivenciar as mais variadas situações do trânsito e se condicionar a reagir de forma segura, foram itens como: vestuário apropriado para diversas situações, postura, frenagem, curvas, visibilidade, posicionamento da motocicleta, estratégia de segurança, vias expressas e rodovias, pisos e comportamento, inspeção, manutenção, pilotagem segura, pilotagem de passageiros, estacionamento e condições adversas. No segundo momento, os alunos colocam em prática, nas pistas do Centro Educacional de Trânsito, o aprendizado da sala de aula.
A Semuttran tem como objetivo principal preparar os instrutores para que apliquem de forma eficaz aos futuros motociclistas o aprendizado adquirido durante o treinamento. Todos os participantes receberam apostilas com técnicas fundamentais e certificado de conclusão de curso de pilotagem Honda.
“Estamos preocupados com o número de acidentes de motos que crescem em todo o país e queremos mudar essa realidade, buscando a conscientização dos motociclistas. A ação integrada destes vários parceiros, vai trazer uma eficácia ainda maior para esta campanha”, enfatizou Aguinaldo Lopes, diretor da Aversa – Honda, parceira do Centro de Treinamento.
Acreditamos que a campanha que está sendo desenvolvida pela prefeitura de Piracicaba, é muito positiva e pode salvar muitas vidas, além de ampliar a conscientização para uma condução mais segura para os próprios motociclistas. “A campanha ‘Sinal Aberto para a Vida’ quer preservar a vida dos motociclistas porque quando ocorre um acidente, três prejuízos são causados imediatamente: ao próprio acidentado, à sua família e à sociedade.
Renê Aires, instrutor do Sest/Senac em Piracicaba, destacou a eficiência do curso, porque os motociclistas não tem consciência dos perigos e com melhor preparo nas técnicas de pilotagem, podem dirigir com mais segurança e se comportando melhor no trânsito. “A imprudência dos motociclistas pode ser fatal ”.
Jorge Akira, Secretário Municipal de Trânsito e Transportes , ressalta a importância da participação dos instrutores neste curso, onde foram enfatizados os conceitos de segurança de modo geral, e que como agentes multiplicadores terão papel fundamental na Campanha de Conscientização de motociclistas.
A Prefeitura de Piracicaba lançará no final de março, a 2ª etapa da campanha “Sinal Aberto pra Vida”, uma iniciativa que busca aumentar a conscientização dos motociclistas e consequentemente, a redução do número de acidentes com motocicletas na cidade, onde foram registradas em 2013 cerca de 1457 ocorrências de trânsito envolvendo motocicletas. A primeira etapa foi voltada para pedestres. A iniciativa tem apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito e Transportes.
A campanha lançada em setembro do ano passado, será contínua e visa conscientizar a população sobre a necessidade do respeito as regras de trânsito, da segurança e de uma convivência harmoniosa entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas nas ruas da cidade.