A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), lançou hoje, 07/06, a quarta etapa da campanha Sinal Aberto pra Vida. Nesta etapa, são abordados os temas Não Corra, Não Mate, Não Morra, que trata do excesso de velocidade, e Quem Respeita a Faixa dá Preferência à Vida, sobre a importância do uso da faixa de pedestres. De acordo com dados divulgados pela Semuttran, de 2011 a 2015 houve queda de 38% no número de acidentes ocorridos no trânsito em Piracicaba.

O evento teve a participação do prefeito Gabriel Ferrato, do secretário da Semuttran, Jorge Akira, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Civil, sindicatos, Diretoria Regional de Ensino, de representantes de entidades de ensino particulares e públicas e de outras ligadas ao trânsito.

Ainda de acordo com dados da Semuttran, em 2011, o município tinha 237.219 veículos e foram registrados 710 acidentes com vítima para cada 100 mil veículos. Já em 2015, com 288.931 veículos, os acidentes caíram para 439 para cada 100 mil veículos. Para o prefeito Gabriel Ferrato, um conjunto de ações foi fundamental para a queda nos índices. “Estamos no caminho certo para a redução de mortes e acidentes de trânsito. Essa campanha, juntamente com as ações de engenharia e fiscalização, tem contribuído para a redução dos índices de acidentes ocorridos na malha viária urbana do município”, ressaltou.

Esta etapa da campanha terá ações do Sest Senat, Ciet, PM e blitze do Corpo de Bombeiros na avenida Corcovado, em frente ao Supermercado Ideal, Santa Teresinha e Armando Salles de Oliveira, próximo ao TCI (Terminal Central), com abordagem, conscientização e distribuição de panfletos.

De acordo com Akira, apesar de o município estar dentro das premissas da ONU (Organização das Nações Unidas), que instituiu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2001-2020, com a diminuição de 38,17 % dos acidentes com vítimas em cinco anos, a Prefeitura trabalha incansavelmente para que o número de acidentes continue decrescendo. “A ONU trabalha com a meta de redução de 50% em dez anos”, disse.

HISTÓRICO – A série Sinal Aberto pra Vida teve início em 2013 sob o mote Pare, Pense, Viva, que intensificou a conscientização para o imprescindível uso da faixa de pedestres. Em 2014, os motociclistas foram o público-alvo da conscientização com a campanha sob o tema Motociclista, não Apresse a Vida.

Já no ano passado, a Semuttran trabalhou com a importância e a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança na campanha Não se Desprenda da Vida e Não Feche os Olhos para o Perigo pelo não uso do celular ao dirigir.

Esse ano, a Semuttran intensifica e amplia sua gama de informações para que o índice de acidentes seja cada vez menor, incluindo sinalização, apoio da PM na fiscalização por meio de convênio assinado no ano passado e estudos de reformulação do sistema viário da cidade e terá como estratégia de divulgação, as mídias digitais, anúncio em jornais impressos, portais de notícia, e-mail marketing, spots nas rádios, faixas nas principais rotatórias, viadutos, escolas, autoescolas, além de flyers e mídia em ônibus.