A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes lançou na última sexta-feira, dia 13, no anfiteatro do Museu da Água, o novo manual de sinalização para obras em vias públicas. O evento reuniu representantes de concessionárias de serviço público, empresas de engenharia e demais profissinais dos setores de obras e trânsito.
A publicação expõe as técnicas e recomendações aos agentes executores de obras, melhorias e manutenções de serviços públicos essenciais à população com a finalidade de causar o mínimo de impacto ao trânsito, além de melhorar a segurança para veículos, pedrestes e para os trabalhadores das obras.
O manual, explicou o engenheiro da Semuttran, Luiz Carlos Moraes, foi baseado no modelo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) d
e São Paulo. “ Esse manual foi elaborado para melhorar as condições do trânsito de forma geral. A obra de qualquer proporção inibe a fluidez do trânsito e pode causar acidentes”.
O secretario municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira Kobayaski disse que a participação maciça de empresas e órgãos municipais prestadores de serviço colabora para que as instruções sejam adotadas nas execuções das obras. “Esperamos ter esclarecido as ações necessárias e a obrigatoriedade da sinalização nas intervenções em vias públicas”.