Após levantamento preliminar dos acidentes de trânsito em Piracicaba e a constatação do aumento no número, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran) decidiu intensificar a fiscalização na cidade. O objetivo é coibir acidentes, como atropelamentos, além de incentivar os motoristas a respeitarem o Código Nacional de Trânsito.
A pesquisa começou em 2002, com dados fornecidos pela Polícia Militar, sendo que a meta é verificar as ruas e avenidas com maiores índices e probabilidades de acidentes.
A equipe técnica da Semuttran também se baseou em análise do número e da velocidade dos veículos em vários pontos da cidade durante o ano de 2005, incluindo cruzamentos semaforizados, para identificar a quantidade de veículos que avançaram a fase amarela e vermelha dos semáforos.
Atualmente, há cinco pontos monitorados por cinco equipamentos de avanço de sinal vermelho e quatro pontos com quatro equipamentos de medição de velocidade. Com o objetivo de diminuir os acidentes, a Semuttran aumentará o número de pontos e ocorrerá rodízio dos equipamentos já existentes.
Receberão pontos para o avanço de sinal vermelho:
– cruzamento da av. Armando de Salles Oliveira com a rua XV de Novembro;
– cruzamento da av. Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó;
– cruzamento da av. Dr. Paulo de Moraes com a rua Benjamin Constant;
– cruzamento da av. Barão de Serra Negra com av. Dona Francisca;
– cruzamento da av. Independência com rua XV de Novembro.
Receberão pontos para o equipamento medidor de velocidade:
– cruzamento da av. Armando de Salles Oliveira com rua Regente Feijó;
– av. Rio Das Pedras, entre as ruas Fernando de Noronha e Bolívia;
– av. José Micheletti, entre as ruas Gomes Carneiro e D. Pedro I;
– av. Piracicamirim, entre as ruas Coriolano Ferraz do Amaral e Alexandre Herculano
As confluências da av. Armando de Salles Oliveira com a rua XV de Novembro e com a Voluntários de Piracicaba, no Centro, e a av. barão da Serra Negra com a Dona Francisca são os locais que ocorrem o maior número de infração do Código Nacional de Trânsito, tornando-se campeãs em acidentes.
Antes destas medidas entrarem em vigor, devem passar por exigências legais, como a aferição e aprovação pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), encaminhamento ao Denatran, Cetran e Jari comprovando que as instalações obedeceram as normas de Resolução do Contran e apoio dos órgãos de comunicação para divulgação das alterações.
Por questão de segurança, a Semuttran informa que não divulgará em quais pontos estarão instalados os equipamentos. Assim, a Secretaria espera que o motorista respeite o Código Nacional de Trânsito, visando diminuir o número de atropelamentos.