Por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), a Prefeitura de Piracicaba instalou na cidade mais uma área de motobox, espaço de espera exclusivo para motocicletas em semáforos. É na avenida São Paulo, cruzamento com a avenida Raposo Tavares, próximo ao Terminal Pauliceia. Agora, ao todo são oito áreas de motobox no município, com o intuito de colaborar para a segurança e fluidez no trânsito. A demarcação desta nova motobox integra a programação do movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes. Neste ano, o tema da campanha é No Trânsito, Escolha a Vida!, conforme definição do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Nova motobox está na avenida São Paulo, cruzamento com a avenida Raposo Tavares – Foto Isabela Borghese

Na semana passada, a prefeitura noticiou a instalação de motobox no cruzamento da avenida Independência com a avenida Saldanha Marinho. Os outros locais da cidade com esse espaço de espera exclusivo para motocicletas em semáforos atualmente são avenida José Micheletti com a rua XV de Novembro, avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó, avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Saldanha Marinho, avenida Rui Barbosa com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, avenida Armando de Salles Oliveira com a avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças e avenida Armando de Salles Oliveira com a Independência.

A área de espera para motocicletas foi regulamentada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 2020 e é uma “área delimitada por duas linhas de retenção destinadas exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos”.

“Nosso intuito sempre é a segurança de todos que usam o sistema viário na cidade. Fazemos análises e estudos constantemente sobre o movimento no trânsito em Piracicaba e assim planejamos os pontos de motobox, que com certeza proporcionam mais segurança no tráfego, principalmente para os motociclistas. Trabalhamos para que, cada vez mais, sejam diminuídos os acidentes e o trânsito flua”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, acrescentando que mais áreas de motobox devem ser instaladas no município.

Agora, ao todo são oito áreas de motobox no município – Foto Isabela Borghese

MAIO AMARELO – Como parte da programação do Maio Amarelo 2023, a Semuttran realiza, desde o início do mês, diversas ações de conscientização e fiscalização no trânsito, com agentes em diferentes pontos da cidade distribuindo panfletos com orientações para um trânsito mais seguro, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar). Também houve neste mês doação de sangue, por iniciativa dos próprios agentes de trânsito e guardas-civis, que diariamente veem a necessidade da transfusão de sangue em decorrência de acidentes. Outras atividades acontecem no Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), com instruções para os estudantes, e em empresas de transporte no município, em apoio ao Sest Senat. Também está previsto para este mês o recolhimento de carros abandonados.