Com o início do ano letivo, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), começou nesta semana a operação Volta às Aulas, com agentes de operação de trânsito e transportes orientando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas públicas e particulares, nos períodos de entrada e saída de alunos, tanto de manhã quanto à tarde.

homem da Semuttran em pé orientando passagem pela faixa de pedestres
Agente da Semuttran durante operação no Colégio Dom Bosco Assunção

Entre as unidades escolares que já receberam a operação estão o Colégio São Dimas, Escola de Educação Infantil Florescer, Colégio Dom Bosco Assunção e Colégio Adventista.

“Com a volta das aulas, temos aumento de circulação de veículos nas vias em determinados horários, portanto, é de extrema importância a atenção redobrada e respeito às sinalizações no trânsito, tanto pedestres, sempre atravessando nas faixas, quanto motoristas e motociclistas, respeitando a velocidade. Lembrando que próximo das escolas a velocidade máxima permitida é de até 30km/h. Desta forma, todos podemos evitar acidentes”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

homem na lateral da foto, observando faixa de pedestre
Operação Volta às Aulas começou nesta semana e consiste na fiscalização nas proximidades das escolas

Ela disse, ainda, que, durante o período de recesso escolar, a Semuttran executou a manutenção das sinalizações no entorno das áreas escolares e que os motoristas de veículos de transporte escolar também devem obedecer às sinalizações, realizando o desembarque dos estudantes nas vagas regulamentadas e sem ocasionar fila dupla.