Semuttran implanta nova tecnologia visando aprimorar o sistema de vagas zona azul
A Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, e Hora Park apresentou ontem (09), às 15h, no gabinete do prefeito, o novo sistema operacional para área de zona azul, com implantação do teclado alfanumérico nos partiquímetros e dois novos veiculos equipados por câmeras de monitoramento para coletar dados na zona azul e facilitar o controle do tempo na ocupação das vagas.
O objetivo é ampliar a rotatividade e o número de vagas nas regiões da cidade que possuem o estacionamento regulamentado, explicou o prefeito Gabriel Ferrato. “ O estacionamento particular pago democratiza o acesso ao espaço público ”.
As adequações de acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, consistem em duas inovações tecnologicas que facilitarão o uso e a fiscalização do uso de vagas. “Teremos duas inovações que amplia o leque de vagas ao usuário, falicitar a vida de quem utiliza esse espaço para estacionar e ampliar as vendas no comércio”.
O teclado alfanumérico funcionam desde hoje, dia 10, para teste em todos os 198 parquimetros, porém passa a vigorar efetivamente no dia 4 de janeiro/2016. O usuário deverá inserir a placa do veículo no ato da compra do bilhete. Esse procedimento facilitará a localização e tempo de uso que o veículo permanecerá estacionado na zona azul. O período máximo de permanência continuará por 2 horas com multa prevista de R$ 53,00.
Os veículos com câmeras de monitoramento já percorrem as ruas desde hoje (10). Esse sistema facilitará o direcionamento de notificação, imagem dos veículos, tempo de permanência. Após efetivado, a vantagem é que o sistema permita ao usuário não retornar ao seu veículo para colocar o ticket no parabrisas após efetuar o pagamento no parquímetro.
