Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Polícia Militar (PM) apreenderam um veículo não autorizado para transporte escolar na manhã de ontem, 18/06. A van não tinha autorização para prestar o serviço e, inclusive, não estava caracterizado.

O flagrante foi feito após uma denúncia na rua Luiz Nozella, no bairro Nova Piracicaba. De acordo com o chefe da Divisão de Transportes Especiais, o veículo estava com a documentação atrasada e ele não tinha nenhuma autorização para prestar o serviço, além de não estar caracterizado para transporte escolar.

“A Semuttran realiza fiscalizações durante todo o ano, e nos períodos de início e retorno do ano letivo, são intensificadas as ações com a operação Volta às Aulas, sempre focando nas orientações à população e principalmente para garantir a segurança no trânsito, no perímetro escolar”, explica a secretária da Semuttran, Jane Franco.

Van irregular que fazia transporte escolar foi apreendida dia 18/06

O veículo foi apreendido, e além de responder pelas infrações de trânsito, em casos como esse, a Semuttran mantém um histórico de irregularidades flagradas, que são analisadas para solicitações de autorizações de transporte escolar.

“A Semuttran orienta que os pais estejam atentos a isso ao contratar o serviço, já que somente motoristas autorizados seguem todas as exigências de segurança necessárias para o transporte seguro das crianças. Pedimos também que as pessoas, ao suspeitarem de uma situação assim, de transporte irregular, nos informem para intensificarmos a fiscalização”, explica Fernando Silveira.

“O transporte escolar exige por parte do prestador de serviço que cumpra com uma série de exigências legais e a Polícia Militar está pronta para realizar a fiscalização, pois assim busca a segurança do trânsito da cidade e em especial a proteção das vidas das crianças que usufruem desse transporte. Qualquer cidadão que tiver conhecimento de transporte escolar clandestino, pode realizar a denúncia através do 181 ou 190”, finaliza o major da PM, Ricardo Bessa.

Van irregular apreendida durante operação entre PM e Semuttran no dia 10/06

OUTRO CASO – Na manhã da segunda-feira, 10/06, uma operação conjunta entre a Semuttran e a Polícia Militar apreendeu um veículo não autorizado para transporte escolar na Avenida Pasteur, na esquina com a Rua Santa Rosa, no bairro Areão.

Durante o flagrante, as autoridades constataram que o veículo não possuía as autorizações necessárias para prestar serviços de transporte escolar. A van também foi apreendida.

FISCALIZAÇÃO – A orientação é de que os pais sempre verifiquem a legalidade dos serviços de transporte escolar antes de contratá-los. Para isso, os responsáveis pelas crianças podem consultar as informações disponíveis no site da Semuttran (https://semuttran.piracicaba.sp.gov.br/veiculos-escolares-autorizados) ou entrar em contato com a Associação dos Condutores de Escolares de Piracicaba pelo telefone (19) 99957-4204.

As vistorias semestrais de retorno às aulas, feitas em janeiro e julho, são feitas para renovações ou novas autorizações de condutores para a prestação deste serviço.