As secretarias municipais de Trânsito e Governo organizaram o primeiro encontro de tecnologias entre diferentes órgãos do município, a fim de trocar experiências e integrar as atividades existentes em cada instituição. O objetivo é que todos conheçam o que cada um tem feito na área de tecnologia e que possíveis parcerias sejam realizadas, aumentando as ações e produtividade, sobretudo no campo da segurança pública. Participaram desta iniciativa representantes da Polícia Militar, Serget, Guarda Civil Municipal (GCM), técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Iplap, Estapar, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Finanças, departamento de transportes e centro de informática da Prefeitura. O evento aconteceu no auditório do IPASP – Piracicaba.

Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico), onde fica localizada a central de monitoramento da Prefeitura

A cidade conta atualmente com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), sistema Detecta, que é o sistema de monitoramento e maior banco de dados de informações policiais da América Latina, Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico), Central de Operações da GCM, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, além de fiscalização e monitoramento da própria Semuttran e Estapar. A partir das discussões e apresentações, um planejamento será feito para que haja integração dos dados e sistemas existentes.

Para o secretário de trânsito, Jorge Akira, essa parceria entre os setores traz benefícios à população piracicabana. "É importante que esses departamentos se conversem: segurança pública, estatísticas e radares da Semuttran, monitoramento de câmeras de trânsito. Assim, podemos disponibilizar para a Polícia Militar ou para a Guarda Civil informações sobre furto e roubo de veículos, por exemplo." Para ele, todos ganham com essa medida. "Nossa cidade é muito grande e por isso, é difícil que haja uma fiscalização feita somente por pessoas. Essa integração apresentará resultados mais produtivos, principalmente para a segurança do nosso município".